Home/Agenda de Eventos/Medellín | Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia

Webinar

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper lança durante o mês de março o novo ciclo de webinários Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanos, composto por quatro debates, sempre às terças-feiras, das 16h às 17h30. A série é uma iniciativa dos núcleos de Urbanismo Social e Cidade e Regulação, coordenados, respetivamente, por Carlos Leite e Victor Carvalho Pinto.

O ciclo conta com a participação de especialistas, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, abordando como elaborar, aprovar, gerenciar e executar os planos de bairro e sua articulação com os planos diretores. Os participantes apresentam exemplos de instrumentos urbanos inovadores, começando com o pioneiro e exitoso Projeto Urbano Integral (PUI) de Medellín, passando pelo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) de São Paulo, Transformação Urbana Localizada (TUL) de Salvador, e o Plano de Intervenção Integral em Buenos Aires.

No primeiro debate Medellín: Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia, reunimos Cielo Holguín Ramírez, liderança comunitária de Moravia, Jorge Melguizo, Medellín, e Natalia Castaño, Urban EAFIT, que fizeram suas apresentações em espanhol, sem tradução simultânea. A abertura institucional foi realizada por Tomas Alvim, Insper, e a mediação do debate por Carlos Leite, Insper/Mackenzie, e Monica Pinhanez, Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Confira abaixo a programação dos Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanos:

São Paulo | Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU

Plano de Bairro Comércio de Salvador e Transformação Urbana Localizada – TUL

Buenos Aires | Plano de Intervenção Integral em assentamentos precários – Villa 20

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 9/03/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

09/03/2021 - Webinar: Medellín | Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

Conheça os participantes

Carlos Leite

Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.

Cielo Holguín Ramírez

Líder comunitária no bairro Moravia, localizado na Comuna 4 de Medellín. Trabalha com desenvolvimento familiar e é mestranda em Processos Urbanos e Ambientais na Universidade EAFIT. Co-fundadora do Urban Lab Medellín|Berlin, organização germano-colombiana que desenvolve projetos em Moravia.

Jorge Melguizo

Jornalista, sempre se dedicou a projetos de transformação social em Medellín. Entre 2019 e 2020 foi responsável pelas áreas de educação e cultura na Caja de Compensación Familiar de Antioquia (Comfama). Desde 2010, atua como consultor internacional e palestrante em gestão pública, projetos urbanos integrais, cultura e participação social, com ações de curto e médio prazo em 135 cidades de 18 países. Entre 2004 e 2010, trabalhou na Prefeitura de Medellín como gerente do Centro de Medellín, secretário de Cultura Cidadã e secretário de Desenvolvimento Social.

Monica Pinhanez

Coordenadora do núcleo Governança e Participação Comunitária do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, é Ph.D em desenvolvimento econômico e Políticas Públicas pelo MIT, advogou nos setores público e privado e lecionou em universidades estrangeiras. Fellow da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e consultora da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), foi também professora e coordenadora de Planejamento Institucional e Acreditação Internacional da FGV EBAPE.

Natalia Castaño

Arquiteta, tem mestrado em paisagem, meio ambiente e cidade pela Universidade Nacional de la Plata. Integrou a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín. É professora na Universidade EAFIT, onde lidera e aconselha projetos acadêmicos, de pesquisa e de impacto social, por meio de uma abordagem interdisciplinar que envolve o design como uma ferramenta de mediação entre instituições e comunidades, a avaliação de processos ambientais e locais e a arte como meio de transformação social. Autora do livro Barrios que cuelgan de la montaña (Editorial EAFIT, 2018).

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.