Home/Agenda de Eventos/Negócios para a Longevidade Introdução à economia prateada e ao mercado dos 50+

Insper Talks

Nesta edição do Insper Talks, apresentamos o impacto positivo que o envelhecimento populacional acelerado no Brasil (e no mundo) pode ter nos negócios das organizações e o quanto há a ser feito para se entender corretamente este variado segmento etário, de forma a atendê-lo com qualidade e sem estereótipos. A população sênior mudou, está mais empoderada e exigente – e os planos estratégicos das empresas ainda não atendem a boa parte da sua variada gama de necessidades e desejos.

Participou dessa conversa Egídio Dorea, diretor da Aging 2.0 Chapter Brazil e conselheiro do International Longevity Centre Brazil, Sérgio Duque Estrada, CEO da Ativen, sócio da Valormax e representante da Aging 2.0 para a América do Sul, Peter Kronstrom, head do Copenhagen Institute For Futures Studies Latin America, Fátima Rendeiro, associated partner do Copenhagen Institute for Futures Studies e Víctor Macul, professor do Insper e fundador da Ana Health.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Data: 6/12/2021

Realização:

Conheça os participantes

Egídio Dorea

Graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Residência e doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo. Professor de Medicina da Universidade São Caetano do Sul. Diretor da Aging 2.0 Chapter Brazil. Coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP (USP 60+). Coordenador do programa USP Rumo ao Envelhecimento Ativo. Membro da comissão de Direitos Humanos da USP. Conselheiro do International Longevity Centre Brazil.

Fátima Rendeiro

Mestra em Gestão da Economia Criativa pela ESPM, com especialização em Marketing e graduação em publicidade. Associated Partner do Copenhagen Institute for Futures Studies, Membro Associado do Teach The Future, diretora da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), conselheira do Grupo de Mídia RJ e professora da Graduação de Publicidade da ESPM Rio de Janeiro. Liderou a área de mídia de importantes agências de publicidade e recentemente foi Head da In Loco University, da empresa de tecnologia In Loco. Recebeu vários prêmios de mídia, sendo o principal o Prêmio Caboré, vencedora em 2013 como “Melhor Profissional de Mídia”, concedido pela editora Meio e Mensagem e considerado um dos mais importantes reconhecimentos na área de publicidade.

Peter Kronstrom

Head do Copenhagen Institute For Futures Studies Latin America, dinamarquês de nascimento e brasileiro de coração, Peter reside no Brasil há 10 anos, dedicando-se desde 2012 a realizar estudos sobre os cenários futuros mundiais. Com formação MBA Internacional Business pela Universidade Torcuato di Tella (Buenos Aires), já atuou profissionalmente na Europa, nos Estados Unidos, na América do Sul e na Austrália. Possui, em seu currículo, palestras e wokshops para eventos da ONU e do Banco Mundial, além de contribuir ativamente para o engajamento do público de diversas empresas multinacionais, dentro e fora do Brasil, através da sua característica abordagem por meio de temas que abrangem uma ampla variedade de tópicos, como, por exemplo, a influência de insights e tendências futuras aplicadas ao presente.

Sérgio Duque Estrada

CEO da Ativen, consultoria de Economia da Longevidade. Sócio da Valormax Consultoria Financeira e representante do Aging 2.0 para a América do Sul. Idealizador do primeiro concurso brasileiro de seniortechs do Aging 2.0 Brasil em 2018 e que hoje está em sua 3ª edição. Investidor anjo por meio da GBG Ventures. Foi assessor da presidência do BNDES, VP Corporate do JP Morgan Chase, diretor executivo da Socimer do Brasil para M&A e diretor executivo do Bank Boston para M&A e Privatizações. Foi conselheiro de diversas organizações e empresas (MIS, Paço da Artes, UNP Laureate, etc.). Formado em administração de empresas pela FGV, pós em Finanças pela PUC-Rio e MBA pela NYU (Stern School of Business). Membro do Conselho do TMA e presidente do Comitê de Agronegócio. Professor de cursos de reestruturação e recuperação judicial em parceria TMA e Insper e de Mercado Financeiro com a ESPM.

Víctor Macul

Fundador da Ana Health, professor do Insper nos cursos de Engenharia de Computação, Mecânica, Mecatrônica, Administração de Empresas e Economia. Doutorando em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) na área de gestão do processo de design. Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica (EESC-USP), com certificado de Estudos Especiais em Estratégia e Organização. Durante a graduação, participou do Programa de Mobilidade Internacional Fórmula Santander, cursando disciplinas na Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales (ETSII) da Universidad Politécnica de Madrid (UPM). Durante o mestrado, Víctor realizou um estudo de caso na organização Open Source Ecology, MO, USA liderada pelo TED Fellow Marcin Jakubowski. Nesse período, participou de projetos de desenvolvimento de produtos, principalmente nas fases de prototipagem, documentação e teste. Atuou também como organizador e facilitador em workshops de design thinking, solucionando desafios relacionados tanto a projetos sociais quanto à indústria de bens de consumo.