Liberdade de imprensa e o avanço da democracia no Brasil atual – Shortbios

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual diretor presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice – presidente. De 2006 a 2009 atuou como diretor executivo do Itaú – Unibanco e de 2009 a 2013, como vice – presidente. De 2005 a 2006 foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

 

Patrícia Blanco

É presidente do Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos criada em 2010 pela ABERT (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), para promover e incentivar as liberdades democráticas, em especial, a liberdade de expressão, de imprensa e a livre inciativa. É formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM. Desde 1990 atua na área de Comunicação – Planejamento Estratégico, Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, trabalhou em empresas como Manager Comunicações, Madia e Associados Consultoria Internacional de Marketing, IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Coordenadora de Comunicação; e O.A. Consultoria de Comunicação como diretora associada. Em 1993 fundou a Blanco Relações Públicas. Foi durante três anos diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial – ETCO.

 

Augusto Nunes

Jornalista há 44 anos, é colaborador da revista Veja e colunista do site Veja.com. Desde agosto de 2013 é apresentador do Roda Viva (TV Cultura), mas já atuou na mesma função em programas como Informação (Band), Veja Entrevista (Gazeta), Verso e Reverso (TV JB), Sem Censura (Globonews) e Perguntar não Ofende (RBS TV). Foi redator-chefe de Veja e diretor de Redação das revistas Época e Forbes, e dos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Zero Hora.

 

João Gabriel de Lima

Redator-chefe da Revista Época.

 

Sérgio Dávila

Editor-executivo da Folha de S. Paulo desde 2010. Antes, foi correspondente do jornal nos Estados Unidos por uma década, cobrindo duas eleições de George W. Bush, o fim das bolhas da Internet (2000) e imobiliária (2008), a eleição de Barack Obama (2008) e o atentado terrorista de 11 de setembro (2001). Essa cobertura foi premiada e rendeu um livro, “Nova York – Antes e Depois do Atentado” (Geração, 2002). Também foi o único repórter brasileiro a cobrir a Guerra do Iraque de Bagdá, experiência que lhe rendeu o Prêmio Esso de Reportagem de 2003, entre outros prêmios, e o livro “Diário de Bagdá – A Guerra do Iraque Segundo os Bombardeados” (DBA, 2003). Entrou na Folha em 1993 e foi repórter da extinta Revista da Folha (1993-1996), editor da Ilustrada (1996-2000) e correspondente nos EUA. Antes, trabalhou como subeditor na Veja São Paulo (1991-1993) e repórter e editor na Playboy (1988-1991). Formado em jornalismo pela PUC-SP, estudou sem concluir Letras e História na USP. Em 2004/2005, foi Knight Fellow da Universidade Stanford, na Califórnia, onde estudou o impacto da globalização na cobertura internacional e o boom de novas mídias.

 

Fernando Schüler

É professor titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta (voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa), Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor em tempo integral e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo. Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá. E criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. Possui experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política.

 

Edward Pimenta

Jornalista e escritor, trabalha na Abril há 11 anos. É diretor de Apoio Editorial e do Estúdio Abril Branded Content. Desde 2008 coordena o Curso Abril de Jornalismo e o Prêmio Abril de Jornalismo. Colaborou com diversos veículos, entre eles Veja, O Estado de S.Paulo, Superinteressante, VIP, Playboy, Brasileiros e Bravo! Atuou na mídia regional como repórter e editor de sites e jornais, e foi professor de jornalismo. É autor dos livros de ficção Duas Histórias e O homem que não gostava de beijos.

 

Marcel Leonardi

Diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil e professor da Fundação Getúlio Vargas – FGV São Paulo. Bacharel, mestre e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Berkeley Law (EUA). Autor dos livros ‘Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet’, ‘Tutela e Privacidade na Internet’ e co-autor de ‘Responsabilidade Civil na Internet e nos demais meios de comunicação’.

 

Ricardo Gandour

Diretor de conteúdo do Grupo Estado, com responsabilidade sobre o jornalismo de O Estado de S.Paulo, estadao.com.br e demais portais, Agência Estado e rádios Estadão e Eldorado. É diretor do Comitê Editorial da ANJ (Associação Nacional de Jornais), professor da pós-graduação em Jornalismo com ênfase em Direção Editorial da ESPM e membro do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta. É formado em Jornalismo (Fundação Cásper Líbero) e em Engenharia Civil (USP – São Carlos), com cursos de extensão em Administração de Empresas (FGV – SP), Publishing (Stanford University – EUA) e Gestão Avançada (FDC/Insead).

voltar

Cátedra Insper e Palavra Aberta

Parceria entre o Insper e o Instituto Palavra Aberta, o Prof. Fernando Schüler tem com esta cátedra a missão de promover a defesa da liberdade de pensamento, iniciativa econômica e expressão política.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco