Liberdade de imprensa e o avanço da democracia no Brasil atual

Nossa democracia é extremamente jovem para padrões internacionais. Não obstante, temos assistido a um continuo fortalecimento de nossas instituições e a imprensa tem cumprido um papel fundamental neste processo.

A liberdade de imprensa é, ela mesma, uma instituição da democracia, um de seus valores centrais, que temos aprendido a respeitar. Talvez este seja um dos grandes consensos brasileiros do nosso tempo, que é preciso reafirmar, cotidianamente. O valor da liberdade de expressão, e do aprendizado que ela produz, na qualificação do debate público e no escrutínio da vida republicana, em todos os seus aspectos.

A imprensa tem papel fundamental no quadro atual brasileiro. Vivemos uma crise, política, econômica e de ética que provoca discussões acaloradas e extremadas em segmentos de contornos ideológicos mais incisivos. Cabe a imprensa oferecer qualidade a esse debate, ir além da mera disputa ideológica, oferecer tanto cobertura factual como opinião, em um espírito aberto e plural, para que os leitores possam formular suas próprias convicções acerta dos assuntos públicos.

No seminário “Liberdade de imprensa e o avanço da democracia no Brasil atual”, muitas questões interessantes foram discutidas. Por exemplo, o papel da imprensa nesse contexto de blogs e redes sociais alimentadas por centenas de milhões de cidadãos. Todos nós podemos multiplicar informações e emitir opiniões, mas cabe a imprensa profissional qualificar esse debate, investigar com precisão. Ante a esse grande volume de opiniões, a imprensa é a guardiã de uma discussão aprofundada e embasada.

Numa perspectiva histórica a imprensa já avançou muito no Brasil. Mas esse avanço ainda é mais consistente nos grande centros brasileiros. Em muitas cidades e rincões do país, ainda é preciso avançar, no caminho da independência da imprensa em relação a governos e ao poder econômico, bem como investir na qualificação dos profissionais de imprensa e na afirmação dos valores do bom jornalismo. Há boas notícias, mas há muito trabalho pela frente.

É por isso que a Cátedra Insper e Palavra Aberta continuará a debater esse tema, para que nossa sociedade possa discutir o papel da imprensa e a importância da sua liberdade como valor inegociável de uma democracia. Novas tecnologias e o consequentemente nossos hábitos também vão enriquecer esse debate e demandar uma análise contemporânea da liberdade de expressão.

Mais sobre o evento

O primeiro painel, com moderação do professor titular da cátedra Fernando Schüler, recebemos Augusto Nunes (Veja.com e TV Cultura), Sérgio Dávila (Folha de S.Paulo) e João Gabriel de Lima (Revista Época) para debater sobre o papel da imprensa na defesa da democracia.

O segundo painel debateu a liberdade de expressão e meios de comunicação, e como veículos fortes e independentes ajudam na construção da democracia, contando com a participação de Edward Pimenta (Abril Mídia), Marcel Leonardi (Google) e Ricardo Gandour (O Estado de S.Paulo). A moderação foi feita por Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta.

Acredito que o debate atendeu aos objetivos propostos de discutir a importância da imprensa e de veículos de comunicação independentes para o fortalecimento e manutenção da democracia. Trouxe reflexões importantes sobre a atuação dos jornalistas na apuração e investigação de fatos relevantes para a sociedade e tratou também dos desafios enfrentados pelos veículos na busca por novas fontes de financiamento que garantam o exercício do bom jornalismo.
Foi, sem dúvida, uma grande momento para a Cátedra Insper e Palavra Aberta. Tenho certeza que abriu as ações deste segundo semestre de forma bastante marcante e contribuiu muito para a formação dos alunos que participaram.
Patrícia Blanco, Presidente do Instituto Palavra Aberta

Não pode acompanhar o evento? Assista ao vídeo na íntegra:

Acesse nosso canal no Livestream e confira mais vídeos de eventos realizados no Insper.

Cátedra Insper e Palavra Aberta

Parceria entre o Insper e o Instituto Palavra Aberta, o Prof. Fernando Schüler tem com esta cátedra a missão de promover a defesa da liberdade de pensamento, iniciativa econômica e expressão política.