Home/Agenda de Eventos/Lei de acesso à informação e fiscalização cidadã: um balanço da LAI no governo Bolsonaro

Webinar

No próximo 16 de maio de 2021 a Lei de Acesso à Informação completa nove anos de vigência. Essa lei, também conhecida como LAI, é o resultado de um esforço da Administração Pública para trazer mais transparência ao Governo e disponibilizar, aos cidadãos, informações de caráter público.

No webinar Lei de acesso à informação e fiscalização cidadã: um balanço da LAI no governo Bolsonaro, promovido pela Graduação em Direito e o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper para celebrar os nove anos de vigência da LAI, foram reunidos participantes do Insper, de organizações da sociedade civil e da Controladoria Geral da União para debater avanços e retrocessos no acesso à informação nos últimos anos e o impacto da pandemia na aplicação de um dos principais instrumentos de transparência do país.

Para o debate, convidamos Bruno Morassutti, associado, co-fundador e conselheiro da Fiquem Sabendo, e conselheiro da Open Knowledge Brasil, e Natália Mazotte, coordenadora do Programa Avançado de Jornalismo e Comunicação do Insper, Otávio Moreira de Castro Neves, Auditor Federal de Finanças e Controle e Ex-Diretor de Transparência e Controle Social desta CGU. A abertura institucional foi realizada por Marcos Lisboa, presidente do Insper, e a mediação do debate feita por Diego Werneck Arguelhes, professor associado do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 10/05/2021

Horário: 09h00

INSCRIÇÕES

10/05/2021 - Lei de acesso à informação e fiscalização cidadã: um balanço da LAI no governo Bolsonaro
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os painelistas

Bruno Morassutti

Advogado, especialista e mestre em direito. Graduando em sistemas de informação. Associado, co-fundador e conselheiro da Fiquem Sabendo, e conselheiro da Open Knowledge Brasil. Pesquisador e ativista em transparência pública, dados abertos e acesso à informação.

Diego Werneck Arguelhes

Doutor em Direito (Universidade Yale, EUA) e Mestre em Direito Público (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ).

Marcos Lisboa

Tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de Economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, atuou como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em Economia pela Universidade da Pensilvânia.

Natália Mazotte

Coordenadora do Programa Avançado de Jornalismo e Comunicação do Insper. Atua como consultora na Transparência Internacional, é diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e cofundadora da Gênero e Número e da Escola de Dados. Antes de ingressar no Insper, foi fellow JSK em Stanford e diretora executiva da Open Knowledge Brasil.