Lançamento do livro: Manual de Direito do Agronegócio

26/07/2018 - Lançamento do livro Manual de Direito do Agronegócio

• O agronegócio consiste no conjunto de operações da cadeia produtiva agroindustrial, que abrange desde a atividade do campo até a comercialização e distribuição de alimentos, fi bras e bioenergia no mercado interno e internacional.

O agribusiness brasileiro desenvolve-se em ritmo acelerado diante da crescente demanda externa, garantindo resultados atraentes à balança comercial.

Como a expansão econômica e populacional continua em patamares ascendentes, a necessidade de alimentos e energia desperta a atenção de todo o mundo. Aliás, a incumbência do País extrapola o âmbito interno, considerando que temos a missão de garantir a segurança alimentar de toda a humanidade.

Segundo o Autor, com a globalização dos mercados e a emergência econômica de países populosos, os preços dos alimentos começaram a ser guiados pela demanda. Nos últimos 50 anos, o número de pessoas no mundo dobrou, e a oferta de produtos agrícolas acompanhou o ritmo desse crescimento.

Mas a expansão econômica e populacional, da forma como se desenvolve, preocupa as nações, e uma nova perspectiva para a agroindústria no mundo aponta-se para o milênio que se inicia. Até 2050 o Brasil deverá ser responsável por 40% do aumento da demanda de alimentos produzidos no mundo.

Os estudiosos têm-se ressentido de uma obra que se afaste do antigo conceito agrário e das velhas barreiras entre os setores produtivos, industrial e de serviços. Na verdade, o agronegócio representa um complexo integrado de atividades, que vai desde a fabricação e o suprimento de insumos, a formação e a produção nas unidades agropecuárias até o processamento, o acondicionamento, o armazenamento, a distribuição e o consumo dos produtos de origem agrícola, pecuária, de refl orestamento e da aquicultura, in natura ou industrializados.

Atentos a essa lacuna, esperamos que a obra atenda às novas exigências de estudantes, profissionais e pós-graduandos. Afinal, trata-se do primeiro compêndio sistematizado sobre a matéria, em que são abordados desde os temas basilares, indispensáveis aos leitores que iniciam seus estudos, como o desenvolvimento, o conceito, o regime jurídico e o objeto do agronegócio, bem como os que exigem detida análise, a exemplo do estabelecimento rural, dos contratos agrários, do seguro à produção e comercialização agrícola e da tutela do meio ambiente.

Faça sua inscrição e participe!

Data: 26/07/2018

Horário: recepção a partir das 19h

Local: Insper

Rua Quata, 300 - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Entrada e Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Vagas limitadas sujeitas à capacidade da sala. Evento gratuito.

Inscreva-se:

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.