Home/Agenda de Eventos/Lançamento do Núcleo de Estudos Raciais

O Núcleo de Estudos Raciais do Insper tem como missão contribuir para o debate baseado em fatos e evidências sobre a questão racial no Brasil. A geração de conhecimento a partir de estudos analíticos e empíricos é o principal instrumento que o Núcleo terá para ajudar com o desenho e a avaliação de políticas públicas voltadas para o enfrentamento das disparidades raciais brasileiras. O evento de lançamento contará com a presença de cientistas, pesquisadores, jornalistas e formadores de opinião que têm se debruçado sobre a temática racial no país. Além de discutir vários desafios relacionados ao tema, também serão apresentadas algumas contribuições realizadas pelos pesquisadores associados ao Núcleo, assim como, a agenda de pesquisa futura.

Assista ao evento:

Informações

Data: 18/11/2022

Horário: 09h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Programação

08h30 - 9h

Credenciamento

9h - 9h30

Abertura Institucional

Marcos Lisboa

Michael França

9h30 - 11h

O papel da imprensa no debate racial

Érica Fraga (The Economist Intelligence Unit)

Flavia Lima (Folha de S.Paulo)

Thais Carrança (BBC)

Paula Miraglia (Nexo)

11h - 12h30

Mercado de trabalho

Guibson Trindade (Pacto pela Equidade Racial)

Sergio Firpo (Insper)

Valdirene Assis (Ministério Público do Trabalho – on-line)

Ingrid Camargo (Pacto Global da ONU)

14h - 15h30

Educação

Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)

Deloise Jesus (Fundação Lemann)

Jair Ribeiro (Parceiros da Educação)

Rosane Borges (USP)

15h30 - 17h

Persistência histórica da desigualdade racial

Rodrigo Soares (Insper – on-line)

Alysson Portella (Insper)

Rony Coelho (IEPS)

Allyne Andrade (Insper)

INSCRIÇÕES

18/11/2022 - Lançamento do Núcleo de Estudos Raciais

  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

Realização:

 

Conheça os participantes

Alysson Portella

Pesquisador do Insper e membro do Núcleo de Estudos Raciais. Graduação em economia pela UFRGS e mestrado em economia pela UFMG. Doutorado em Econômia dos Negócios no Insper, com período de pesquisador visitante na United Nations University World Institute for Development Economics Research e na Columbia University.

Allyne Andrade

Advogada, possui doutorado (2019) e mestrado (2015) em direito pela Universidade de São Paulo. Obteve o LL.M – Master of Laws- na área de Teoria Crítica Racial da UCLA School of Law (2019). Formada em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009). Atualmente, é Professora do Insper e Superintendente Adjunta do Fundo Brasil . É autora do livro Direitos e Políticas Públicas Quilombolas publicado em 2020 pela editora D´Plácido

Deloise Jesus

Gerente de Impacto em Equidade Racial na Fundação Lemann. Paulistana, da zona leste, estudou durante toda trajetória em escola pública. É Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela USP e Mestre em Ciências Humanas e Sociais, olá federal do ABC. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo com temas de gestão e na representação da comissão municipal de cotas raciais. Atuou com educação integral em tempo integral no ensino médio, no instituto Natura e com Ensino Fundamental no Programa Formar, da Fundação Lemann, até passar a integrar a equipe de Redes e Escolas da organização antes da posição atual.

Erica Fraga

Analista Sênior da The Economist Intelligence Unit (The EIU). Já trabalhou como editora, jornalista, colunista e correspondente de O Globo, Folha de S. Paulo e The Economist. Possui mestrado em Economia Política Internacional pela University of Warwick e bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Flavia Lima

Secretária-assistente de Redação para diversidade da Folha. Coordenou os dois primeiros programas de treinamento voltados exclusivamente para profissionais negros do jornal (2021 e 2022). Foi ombudsman de maio de 2019 a maio de 2021. Foi repórter de economia da Folha, do Valor Econômico e da Gazeta Mercantil. Trabalhou também na TV Bloomberg, como produtora e repórter, e foi editora do site da revista Dinheiro, da Editora Três. Formada em Direito pelo Mackenzie e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).

Guibson Trindade

Co-founder e Gerente Executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, é comunicólogo especialista em Relações Públicas, com MBA em Gestão de Pessoas.

Ingrid Camargo

Bacharel em Relações Internacionais pela UFF com sete anos de experiência em Direitos Humanos. Participante de projetos e organizações de direitos das juventudes, gênero, raça e imigração, hoje é Analista Sênior de Direitos Humanos pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

Jair Ribeiro

É fundador e presidente da Associação Parceiros da Educação e da Casa do Saber S.A., e co-investidor e operating partner da Proz Educação, uma empresa que visa consolidar escolas de ensino profissionalizante (controlada pela EB Capital). É também acionista e membro do Conselho de Administração da Alicerce Educacional, do Conselho Consultivo do Todos pela Educação, e do Comitê de Gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Foi co-fundador e presidente do Banco Patrimônio (1988-1999), presidente do Banco Chase Manhattan Brasil e managing director da área internacional de renda variável do JP Morgan NY (1999-2003). Foi tb co-fundador (2006), CEO (2006-2009) e acionista da empresa TI, CPM Braxis S.A., até a sua venda à CapGemini no ano de 2010. De 2005 a 2020, foi acionista do grupo de controle, membro do conselho e diretor da Sertrading S.A., uma das maiores empresas de comércio exterior do Brasil. De 2011 a 2018 foi Co-CEO e acionista do grupo de controle do Banco Indusval S.A. De 2013 a 2019, foi membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Michael França

É ciclista, doutor em Teoria Econômica no Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, coordena o Núcleo de Estudos Raciais do Insper e também é colunista do jornal Folha de S.Paulo. Em 2011, ganhou o diploma de mérito de melhor aluno da turma de graduação em economia da UNESP e, em 2015, terminou o mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. Neste mesmo ano, Michael foi convidado e aceitou representar a USP no Econometric Game em Amsterdam. Em 2018-2019, foi Visiting Scholar na Universidade Columbia. Possui experiência em microeconomia do desenvolvimento e econometria aplicada.

Paula Miraglia

É co-fundadora, publisher e Diretora Geral do Nexo Jornal e da Gama Revista. Paula é doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. É uma Sulzberger fellow, pela Universidade Columbia. Foi diretora de organizações internacionais e consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento. Paula faz parte do conselho do Instituto de referência negra Peregum e do conselho do International Press Institute.

Ricardo Henriques

Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Professor Associado da Fundação Dom Cabral (FDC), colunista no Caderno de Economia do Jornal O Globo e titular da Coluna Conselho de Classe, Rádio CBN Brasil. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do Internacional Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional (Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fundação Itaú Educação e Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República e Pacto pela Equidade Racial.

Rodrigo Soares

Professor Titular no Insper. Chegou à escola em julho de 2020 para ocupar a recém-criada Cátedra Fundação Lemann. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado pela PUC-Rio (1997) e doutorado pela University of Chicago (2002). Rodrigo já foi professor na Columbia University, EESP-FGV, PUC-Rio e University of Maryland. Ele é Elected Fellow da Econometric Society e Membro Honorário da Latin American and Caribbean Economic Association. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Economia do Trabalho, Crime, Saúde e Demografia Econômica. É editor associado do Journal of Human Capital, do Journal of Demographic Economics e do IZA Journal of Development & Migration. Rodrigo é research fellow do IZA, fellow da Global Labor Organization e research affiliate do J-PAL Latin America.

Rony Coelho

Cientista Político com graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), bem como mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambos em Ciência Política. Atuou como Visiting Research Fellow no Institute of Development Studies (IDS), University of Sussex (UK) e trabalhou como analista em advocacy assessorando organizações da sociedade civil em planos de incidência política. No IEPS, dedica-se a estudar saúde da população negra e desigualdades raciais em saúde.

Rosane Borges

Jornalista, doutora em ciências da comunicação, professora colaboradora do COLABOR (ECA-USP) e professora convidada do Diversitas (USP), articulista da Revista Istoé, autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Mídia e racismo (2012), Esboços de um tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2016).

Sergio Firpo

Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco e Coordenador do Centro de Ciência de Dados no Insper, de onde foi Diretor de Pesquisa entre 2018 e 2022. Sergio é Elected Fellow da Econometric Society e membro dos comitês consultivos de avaliação da Fundação Itau Social, da Fundação Lemann e do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Economia da Educação do Instituto Unibanco. É Research Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA), Global Labor Organization (GLO) e do Center for Evaluation and Development (C4ED). Ele é pesquisador 1-C do CNPq e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social. É membro do conselho editorial das revistas Pesquisa e Planejamento Econômico e da Ecos de Economia. Atualmente é editor associado do Journal of Applied Econometrics, já tendo sido editor do Journal of Business Economics and Statistics (2016-19) e da Brazilian Review of Econometrics (2007-10). É colunista da Folha de São Paulo.

Thais Carrança

Repórter da BBC News Brasil, com passagens pela Folha de S.Paulo, Valor Econômico, DCI e Rádio Brasil Atual. Formada em jornalismo pela ECA-USP, tem MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa e pela UBS Escola de Negócios

Valdirene Assis

Procuradora do Trabalho, Coordenadora da Coordigualdade do MPTSP, Coordenadora do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros do MPT Docente da Escola Superior do Ministério Público da União-ESMPU Membra do Grupo de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Superior do Ministério Público- CNMP Formação: Mestre em Ciências Jurídico-politicas pela Universidade de Lisboa Pos- graduada em Human Rights pela Universidade de Coimbra Integrante da delegação brasileira, na qualidade de perita técnica nas Convenções Internacionais do Trabalho nos anos de 2018 e 2019, em Genebra/Suíça, participando do processo de elaboração e aprovação da Convenção pela Eliminação da Violência e Assédio no Mundo do Trabalho /OIT