Home/Agenda de Eventos/Lançamento do livro Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil

Organizado por Marcos Mendes, professor do Insper, o livro “Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil” (editora Autografia) é composto por 25 capítulos, que analisam casos de políticas públicas, implementadas no Brasil nas últimas décadas, que tiveram resultados ruins. Participam do volume 33 autores, entre acadêmicos, graduados técnicos de governo e profissionais da iniciativa privada. Todos com larga experiência nos temas abordados.

O objetivo da obra é deixar um registro histórico dos nossos erros, para que aprendamos com eles e possamos melhorar a eficácia das políticas públicas no futuro. As evidências quantitativas e qualitativas trazidas pelos autores mostram que, em vez de atingir o objetivo maior de qualquer política pública – que é o aumento do bem-estar da sociedade no presente e no futuro – essas políticas nos legaram maior inflação, menor crescimento econômico, dívida pública a ser paga pelas gerações futuras, concentração de renda e baixa capacidade de redução da pobreza.

Os capítulos identificam algumas causas comuns para a implementação e persistência de políticas inadequadas. Entre elas vale citar: diagnósticos equivocados, não baseados em evidências factuais e quantitativas; o viés de curto prazo das decisões políticas, pautadas pelo ciclo eleitoral; a capacidade de grupos de pressão de viabilizarem propostas que lhes geram ganhos, mas representam custo para toda a sociedade; a persistência no tempo de políticas ruins, defendida por quem delas se beneficia; a tendência a tentar resolver distorções criando outras distorções (como, por exemplo, criar regimes especiais de tributação para lidar com um sistema tributário complexo, o que acaba ampliando a complexidade do sistema).

Não é simples remar contra a maré desses fenômenos econômicos e sociais que acabam empobrecendo a sociedade. Compreendê-los e mostrar evidências das distorções criadas é um passo para construirmos uma sociedade melhor.

O prefácio do livro é do economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, a apresentação é do economista Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central. Carlos Alberto Sicupira, Conselheiro do Centro de Gestão de Políticas Públicas do Insper, ressalta a importância do trabalho na capa do livro. A produção contou com o apoio da Fundação Brava.

O evento de lançamento aconteceu no dia 30 de maio, às 18h30, no auditório do Insper. O encontro foi apresentado pelo organizador, Marcos Mendes. Para o bate-papo, foram convidados três autores do livro: os economistas Samuel Pessôa e Edmar Bacha, e o sociólogo Simon Schwartzman. A economista Laura Karpuska, professora do Insper, foi a debatedora.

Nossas orientações para a vinda ao Insper

Para a liberação da entrada no evento, é necessário apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo (pelo menos duas doses de vacina ou uma dose da Janssen) na recepção. Pessoas impedidas de tomar a vacina deverão igualmente apresentar atestado médico de justificativa do impedimento.

Veja como foi:

Informações

Data: 30/05/2022

Horário: 18h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - São Paulo-SP

Estacionamento: Netpark - Entrada pela Rua Uberabinha, s/no.

INSCRIÇÕES

Realização:

Logo Fundação Brava