Home/Agenda de Eventos/Lançamento do livro Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil

Organizado pelo professor do Insper Marcos Mendes, o livro Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil (editora Autografia) reúne uma série de artigos de professores e pesquisadores com um objetivo em comum: ser registro histórico de políticas públicas que tiveram resultados ruins no Brasil.

Temas relacionados a empresas estatais, educação, integração à economia internacional, energia, previdência e assistência social, política fiscal, política monetária e creditícia são abordados de modo crítico, trazendo uma análise sobre os erros que foram cometidos nos últimos governos. E – pior – erros que ainda estão sendo cogitados no debate atual de propostas de candidatos ao próximo mandato presidencial. Em alguns casos, apontando uma reedição ou aprofundamento de políticas que não deram certo, e, assim, sob o argumento de tentar corrigir um problema, criando o risco de causar outra distorção.

A obra ainda reforça que as políticas públicas equivocadas foram determinantes para a ocorrência de problemas graves do país, como a dívida pública acima de 80% do PIB, a baixa produtividade, o atraso na educação, a falta de inovação, entre outros. Desse modo, os autores mostram que estabelecer políticas públicas bem fundamentadas – algo que não é trivial – seria o caminho para o país sair da estagnação.

O livro é composto por análises de 33 especialistas. O prefácio é do economista Marcos Lisboa, presidente do Insper, e a apresentação é do economista Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central. A produção contou com o apoio da Fundação Brava.

O evento de lançamento acontecerá no dia 30 de maio, às 18h, no auditório do Insper. O encontro será apresentado pelo economista Samuel Pessôa. Para o bate-papo, foram convidados o economista Edmar Bacha e o sociólogo Simon Schwartzman.

Nossas orientações para a vinda ao Insper

Para a liberação da entrada no evento, é necessário apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo (pelo menos duas doses de vacina ou uma dose da Janssen) na recepção. Pessoas impedidas de tomar a vacina deverão igualmente apresentar atestado médico de justificativa do impedimento.

Inscreva-se e participe!

Informações

Data: 30/05/2022

Horário: 18h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - São Paulo-SP

Estacionamento: Netpark - Entrada pela Rua Uberabinha, s/no.

INSCRIÇÕES

30/05/2022 - Lançamento do livro Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil

  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • This field is for validation purposes and should be left unchanged.

Realização:

Logo Fundação Brava