Home/Agenda de Eventos/Lançamento do Livro – Legado de uma Pandemia | A organização do Estado

Webinar

Ao longo do ano de 2020, a resiliência brasileira foi sistematicamente colocada à prova. A sociedade buscou entender o que estava acontecendo e se adaptar. Seja do ponto de vista social, educacional ou econômico, a pandemia representa uma grande perda para todos. Mas, como sempre, pode-se aprender muito com uma perda.

O livro “Legado de uma Pandemia” apresenta, de diferentes perspectivas, o que aprendemos e o que podemos fazer diferente no futuro. O volume se organiza em quatro partes: (i) a ordem social, (ii) a ordem econômica, (iii) a organização do Estado e (iv) a política e a comunicação. Todos os 17 capítulos buscam responder o que mudou com a pandemia e quais são os aprendizados para a política pública.

Para marcar o lançamento e a disponibilização gratuita do livro no modelo e-book, foram realizados quatro encontros. No dia 03 de março, às 16h, discutimos o legado da pandemia para a organização do Estado. Os capítulos foram apresentados por seus autores. O economista Paulo Hartung discutiu a importância desses aprendizados para a política pública. Ao final, realizamos um debate junto ao público.

Para o encontro, reunimos os autores e debatedores Elize Massard, Professora da FGV/EAESP, Gabriela Lotta, Professora da FGV/EAESP, e Natalia Vasconcelos, Ricardo Paes de Barros e Sandro Cabral, professores do Insper. A mediação foi feita por Laura Muller Machado, organizadora e autora do livro, professora do Insper, e os comentários por Paulo Hartung, Economista e Ex-Governador do Espírito Santo.

Faça o download gratuito em breve!

Legado de Uma Pandemia: esse evento é parte de uma série de quatro debates sobre os temas abordados nos capítulos do novo livro Legado de Uma Pandemia, que reúne textos de pesquisadores renomados em diferentes áreas de conhecimento, como Aldo Musacchio, Bianca Tavolari, Carlos Eduardo Lins da Silva, Carlos Melo, Diego Werneck Arguelhes, Elize Massard, Francisco Inácio Bastos, Gabriela Lotta, Hussein Kalout, Laura Muller Machado, Leandro Gillio, Lucas Novaes, Marcelo Marchesini, Marcos Jank, Marcos Lisboa, Marcos Mendes, Michael França, Milton Seligman, Naercio Menezes Filho, Natalia Pires de Vasconcelos, Paulo Furquim, Pedro Burgos, Ricardo Paes de Barros, Sandro Cabral, Sérgio Firpo, e Sérgio Lazzarini.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Confira as demais agendas!

A ordem social

A ordem econômica

A política e a comunicação

Data: 3/03/2021

03/03/2021 - Webinar: Lançamento do Livro – Legado de uma Pandemia | A organização do Estado
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Diego Werneck Arguelhes – autor

Professor associado do Insper e professor colaborador no programa de Pós-graduação em Direito da UFRJ. Doutor em Direito pela Yale University.

Elize Massard – autora e debatedora

Professora da FGV/EAESP. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e em Política Social pela University of Edinburgh, Reino Unido.

Francisco Inácio Bastos – autor

Médico, pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz, tradutor e editor. Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz.

Gabriela Lotta – autora e debatedora

Professora da FGV/EAESP e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

Laura Muller Machado – organizadora, autora e mediadora

Professora e pesquisadora do Insper, organizadora e autora do livro Legado de uma Pandemia. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo.

Marcelo Marchesini – autor

Professor assistente e Coordenador do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. É Ph.D. em Administração Pública e Política pela University at Albany.

Natalia Pires de Vasconcelos – autora e debatedora

Professora com dedicação exclusiva no Insper e membro do Centro de Regulação da Democracia. Doutora em Direito Constitucional pela USP.

Paulo Hartung – comentarista

Economista pela UFES, ex-governador, deputado estadual, federal e senador pelo estado do Espírito Santo.

Ricardo Paes de Barros – autor e debatedor

Professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper. Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Integrou o IPEA por mais de 30 anos.

Sandro Cabral – autor e debatedor

Professor titular e coordenador do Mestrado em Políticas Públicas do Insper. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).