Home/Agenda de Eventos/Lançamento do Livro – Legado de uma Pandemia | A ordem social

Webinar

Ao longo do ano de 2020, a resiliência brasileira foi sistematicamente colocada à prova. A sociedade buscou entender o que estava acontecendo e se adaptar. Seja do ponto de vista social, educacional ou econômico, a pandemia representa uma grande perda para todos. Mas, como sempre, pode-se aprender muito com uma perda.

O livro “Legado de uma Pandemia” apresenta, de diferentes perspectivas, o que aprendemos e o que podemos fazer diferente no futuro. O volume se organiza em quatro partes: (i) a ordem social, (ii) a ordem econômica, (iii) a organização do Estado e (iv) a política e a comunicação. Todos os 17 capítulos buscam responder o que mudou com a pandemia e quais são os aprendizados para a política pública.

Para marcar o lançamento, e a disponibilização gratuita do livro no modelo e-book, foram realizados quatro encontros. No dia 01 de março, às 16h, discutimos a primeira parte, o legado para a ordem social.

Para o encontro, reunimos os autores e debatedores Bianca Tavolari, Michael França, Naercio Menezes Filho e Ricardo Paes de Barros, professores do Insper. A mediação foi feita por Laura Muller Machado, professora do Insper, organizadora e autora do livro, e os comentários por Sérgio Firpo, Professor do Insper, e Tabata Amaral, Deputada Federal. Ao final, foi feito um debate com a participação do público.

Faça o download em breve!

Legado de Uma Pandemia: esse evento é parte de uma série de quatro debates sobre os temas abordados nos capítulos do novo livro Legado de Uma Pandemia, que reúne textos de pesquisadores renomados em diferentes áreas de conhecimento, como Aldo Musacchio, Bianca Tavolari, Carlos Eduardo Lins da Silva, Carlos Melo, Diego Werneck Arguelhes, Elize Massard, Francisco Inácio Bastos, Gabriela Lotta, Hussein Kalout, Laura Muller Machado, Leandro Gillio, Lucas Novaes, Marcelo Marchesini, Marcos Jank, Marcos Lisboa, Marcos Mendes, Michael França, Milton Seligman, Naercio Menezes Filho, Natalia Pires de Vasconcelos, Paulo Furquim, Pedro Burgos, Ricardo Paes de Barros, Sandro Cabral, Sérgio Firpo, e Sérgio Lazzarini.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Confira as demais agendas!

A ordem econômica

A organização do Estado

A política e a comunicação

Data: 1/03/2021

01/03/2021 - Webinar: Lançamento do Livro - Legado de uma Pandemia | A ordem social
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Bianca Tavolari – autora e debatedora

Professora e coordenadora do Núcleo de Questões Urbanas do Centro de Regulação e Democracia do Insper. Doutora em Direito pela USP.

Laura Muller Machado – organizadora, autora e mediadora

Professora e pesquisadora no Insper, organizadora e autora do livro Legado de uma Pandemia. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo.

Michael França – autor e debatedor

Professor no Insper, colunista da Folha de São Paulo e revisor da Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos. Doutor em Economia pela USP.

Naercio Menezes Filho – autor e debatedor

Professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper e professor associado da Universidade de São Paulo. É Ph.D. em Economia pela University of London.

Ricardo Paes de Barros – autor e debatedor

Professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper. Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Integrou o IPEA por mais de 30 anos.

Sérgio Firpo – autor e comentarista

Professor titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. É Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Tabata Amaral – comentarista

Deputada Federal e ativista pela educação. Criada na periferia, formou-se em Ciência Política e Astrofísica na Universidade de Harvard, EUA.