Home/Agenda de Eventos/Lançamento do Livro – Legado de uma Pandemia | A ordem econômica

Webinar

Ao longo do ano de 2020, a resiliência brasileira foi sistematicamente colocada à prova. A sociedade buscou entender o que estava acontecendo e se adaptar. Seja do ponto de vista social, educacional ou econômico, a pandemia representa uma grande perda para todos. Mas, como sempre, pode-se aprender muito com uma perda.

O livro “Legado de uma Pandemia” apresenta, de diferentes perspectivas, o que aprendemos e o que podemos fazer diferente no futuro. O volume se organiza em quatro partes: (i) a ordem social, (ii) a ordem econômica, (iii) a organização do Estado e (iv) a política e a comunicação. Todos os 17 capítulos buscam responder o que mudou com a pandemia e quais são os aprendizados para a política pública.

Para marcar o lançamento e a disponibilização gratuita do livro no modelo e-book, foram realizados quatro encontros. No dia 02 de março, às 16h, discutimos o legado para a ordem econômica. Os capítulos foram apresentados por seus autores e a economista Zeina Latif discutiu a importância desses aprendizados para a política pública. Ao final, foi feito um debate com a participação do público.

Para o encontro, reunimos os autores e debatedores Marcos Lisboa, presidente do Insper, e Marcos Jank, Paulo Furquim e Sérgio Lazzarini, professores do Insper. Os comentários foram feitos por Zeina Latif, Doutora em Economia pela USP.

Faça o download gratuito em breve!

Legado de Uma Pandemia: esse evento é parte de uma série de quatro debates sobre os temas abordados nos capítulos do novo livro Legado de Uma Pandemia, que reúne textos de pesquisadores renomados em diferentes áreas de conhecimento, como Aldo Musacchio, Bianca Tavolari, Carlos Eduardo Lins da Silva, Carlos Melo, Diego Werneck Arguelhes, Elize Massard, Francisco Inácio Bastos, Gabriela Lotta, Hussein Kalout, Laura Muller Machado, Leandro Gillio, Lucas Novaes, Marcelo Marchesini, Marcos Jank, Marcos Lisboa, Marcos Mendes, Michael França, Milton Seligman, Naercio Menezes Filho, Natalia Pires de Vasconcelos, Paulo Furquim, Pedro Burgos, Ricardo Paes de Barros, Sandro Cabral, Sérgio Firpo, e Sérgio Lazzarini.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Confira as demais agendas!

A ordem social

A organização do Estado

A política e a comunicação

Data: 2/03/2021

02/03/2021 - Webinar: Lançamento do Livro – Legado de uma Pandemia | A ordem econômica
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Aldo Musacchio – autor

Professor e diretor de iniciativas do Brasil e América Latina na Brandeis International Business School. É Ph.D. em Economia pela Stanford University.

Laura Muller Machado – organizadora, autora e mediadora

Professora e pesquisador no Insper, organizadora e autora do livro Legado de uma Pandemia. Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo.

Leandro Gillio – autor

Pesquisador sênior do Insper Agro Global e pesquisador doutor do IPEA. Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP.

Marcos Jank – autor e debatedor

Professor sênior de agronegócio no Insper e coordenador do centro Insper Agro Global. Doutor em Administração pela FEA-USP.

Marcos Lisboa – autor e debatedor

Presidente do Insper. Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. É Ph.D. em Economia pela Universidade da Pensilvânia.

Marcos Mendes – autor

Consultor legislativo no Senado Federal e pesquisador associado no Insper. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo.

Paulo Furquim – autor

Professor titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD) no Insper. Doutor em Economia pela FEA-USP.

Sérgio Lazzarini – autor e debatedor

Professor titular da Cátedra Chafi Haddad no Insper. É Ph.D. em Administração pela John M. Olin School of Business, Washington University.

Zeina Latif – comentarista

Ex-economista chefe da XP Investimentos e com passagens por instituições como Royal Bank of Scotland, ING, ABN-Amro Real e HSBC. Doutora em Economia pela USP.