Home/Agenda de Eventos/Lançamento do CPAPI | Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância

Webinar

O evento marcou o lançamento do CPAPI – Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, cuja missão é promover o desenvolvimento sadio na primeira infância por meio da pesquisa científica para auxiliar a formulação de políticas públicas com base em evidências. Além das falas institucionais das organizações apoiadoras, houve um painel temático com quatro professores sobre “Desafios brasileiros e perspectivas globais para o Desenvolvimento Infantil”.

Para o Lançamento do CPAPI | Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância, reunimos Aisha Yousafzai, professora Assoc. da Univ. de Harvard, Dana McCoy, professora Assoc. da Univ. de Harvard, Flávio Cunha, Professor da Rice University, e Naercio Menezes Filho, Coordenador do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e Diretor do CPAPI. A abertura institucional foi realizada por Claudio Haddad, Presidente do Conselho Deliberativo do Insper, Jack Shonkoff, Diretor do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, Luiz Eugênio Araújo de Morais Mello, Diretor Científico da FAPESP, Marcos Lisboa, Presidente do Insper, Mariana Luz CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Roberta Ricardes,  responsável pela Área Técnica da Saúde da Criança na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e Sylvio Roberto Accioly Canuto, Pró-reitor de pesquisa da USP, e a mediação por Marcia Castro, professora da Univ. de Harvard.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Este evento aconteceu de forma remota, em inglês, e foi transmitido via Youtube, com tradução simultânea e intérprete de Libras.

Para obter o conteúdo em inglês, acesse:
Launch of the Brazilian Center for Early Child Development

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 3/02/2021

Horário: 10h00

Programação

10h - 10h05: Boas-vindas

Naercio Menezes Filho: Coordenador do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e Diretor do CPAPI

10h05 - 10h45: Falas Institucionais

Marcos Lisboa: Presidente do Insper

Luiz Eugênio Mello: Diretor Científico da FAPESP

Jack Shonkoff: Diretor do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard

Mariana Luz: CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Claudio Haddad: Presidente do Conselho Deliberativo do Insper

Sylvio Canuto: Pró-reitor de pesquisa da USP

Roberta Ricardes: Responsável pela Área Técnica da Saúde da Criança na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

10h45h - 11h45: Painel temático: “Desafios brasileiros e perspectivas globais para o Desenvolvimento Infantil”

Marcia Castro: Professora da Univ. de Harvard

Aisha Yousafzai: Professora Assoc. da Univ. de Harvard

Dana Charles McCoy: Professora Assoc. da Univ. de Harvard

Flávio Cunha: Professor da Rice University

11h45 - 12h: Encerramento

Naercio Menezes Filho: Coordenador do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e Diretor do CPAPI

INSCRIÇÕES

03/02/2021 - Webinar: Lançamento do CPAPI | Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Aisha Yousafzai

Professora Associada de Saúde Global do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan. Escreveu extensivamente sobre intervenções na primeira infância em países de baixa e média renda, incluindo artigos nos Anais da Academia de Ciências de Nova York, Annual Review of Psychology, Lancet, Lancet Global Health e Pediatrics.

Claudio Haddad

Fundador e presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper. Também é membro do Conselho do Instituto Unibanco e do Ensina Brasil. Preside o Conselho Consultivo do escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies of Harvard University e é membro do Global Council da Harvard University e do Conselho Consultivo do Becker-Friedman Institute da University of Chicago.

Dana Charles McCoy

Professora Associada na Harvard Graduate School of Education. Seu trabalho se concentra na compreensão de como os fatores de risco relacionados à pobreza na casa das crianças, na escola e nos ambientes da vizinhança afetam o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais na primeira infância.

Flávio Cunha

Professor de Economia na Rice University, Pesquisador Associado do Population Studies Center da Universidade da Pensilvânia, Faculty Research Fellow do National Bureau of Economic Research e Pesquisador Associado da Rede de Economia Aplicada. Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Economia pela Universidade de Chicago.

Jack Shonkoff

Professor Julius B. Richmond FAMRI de Saúde Infantil e Desenvolvimento da Faculdade de Saúde Pública e da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, além de ser Professor de Pediatria na Faculdade de Medicina da Harvard e do Hospital Infantil de Boston, e Diretor do Center on the Developing Child da Universidade de Harvard.

Luiz Eugênio Mello

Diretor Científico da FAPESP. Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado e doutorado em biologia molecular pela mesma universidade e pós-doutorado em neurofisiologia na Universidade da Califórnia. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de SP, da Academia Brasileira de Ciências e foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Marcia Castro

Professora Andelot de Demografia e presidente do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan. Membro-fundadora do Conselho Consultivo Científico do Centro Wittgenstein para Demografia e Capital Humano Global, membro do Comitê Consultivo do Programa de Estudos do Brasil e membro do Grupo de Coordenação do Programa de Estudos do Brasil do David Rockefeller Center for Latin American Estudos (DRCLAS).

Marcos Lisboa

Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Foi professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. É Ph.D. em Economia pela Universidade da Pensilvânia.

Mariana Luz

CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, com pós-graduação e mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e especializações nas Universidades de Oxford e Harvard Kennedy School of Government.

Naercio Menezes Filho

Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper, Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP), membro da Academia Brasileira de Ciências, coordenador do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e Diretor do CPAPI.

Roberta Ricardes Pires

responsável pela Área Técnica da Saúde da Criança na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Cidade de São Paulo, possui diploma de educação executiva em liderança e administração pública pela John F. Kennedy School of Government de Harvard, e master em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Sylvio Canuto

Pró-reitor de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular do Instituto de Física da USP e doutor pela Universidade de Uppsala (Suécia). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), da The World Academy of Sciences (TWAS) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.