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O Lançamento do Centro de Evidências da Educação Integral aconteceu no dia 7 de Julho, no Auditório do Insper.

O evento contou com a participação de pesquisadores, especialistas, gestores públicos e representantes do terceiro setor que apresentam atuações relevantes na temática.

O Centro é uma parceria entre Insper, Instituto Sonho Grande e Instituto Natura criada com o objetivo de sistematizar e de produzir conhecimento sobre o papel da educação integral para o desenvolvimento humano.

Com a criação do Centro espera-se produzir e aprimorar o conhecimento sobre as melhores formas de provisão da educação integral em tempo integral na garantia do direito à educação de qualidade para todos.

Nossas orientações para a vinda ao Insper

Para a liberação da entrada no evento, é necessário apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo (tenham tomado pelo menos duas doses de vacina ou uma dose da Janssen) na recepção. Pessoas impedidas de tomar a vacina deverão igualmente apresentar atestado médico de justificativa do impedimento.

Veja como foi:

Informações

Data: 7/07/2022

Horário: 09h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - térreo

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - São Paulo-SP

Estacionamento: Rua Uberabinha s/n – Vila Olímpia

Programação

9h30 – 10h00

Credenciamento e café da manhã

 

10h00 – 10h15

Abertura

 

10h15 – 10h35

Impactos de Médio e Longo Prazo da Educação Integral
Ricardo Paes de Barros (Insper)

Apresentação dos resultados preliminares da pesquisa que estima os impactos da educação integral de médio e longo prazo para o cenário brasileiro a partir da sistematização de trabalhos científicos nacionais internacionais.

10h35 – 11h15

Painel 1 – A Fronteira do Conhecimento sobre a Educação Integral

  • O que sabemos sobre os efeitos da educação integral para a sociedade? O que ainda precisamos descobrir através da ciência?
  • Quais são os aprendizados possíveis para as políticas públicas a partir de avaliações e pesquisas já realizadas em contextos internacionais e nacional?

Mediadora:

Claudia Costin (FGV CEIPE)

Participantes:

Ricardo Paes de Barros (Insper/ CEEI)

Cristine Pinto (Insper)

Leonardo Santana Nunes Rosa (IEPS)

 

11h15 – 11h55

Painel 2 – O uso de evidências na experiência do Ensino Médio Integral

  • Como a relação entre o gestor público e a ciência contribui para o processo de tomada de decisão? Como essa conexão aconteceu no caso da implementação do Ensino Médio Integral nos estados?
  • Quais são os desafios enfrentados por gestores públicos para expansão da oferta da educação integral? Onde a ciência ainda pode contribuir?

Mediadora:

Claudia Costin (FGV CEIPE)

Participantes:

José Mendonça Bezerra Filho (Ex-Ministro da Educação)

Vitor de Angelo (Presidente do Consed)

Maria Medeiros (Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional – PE)

Hubert Alqueres (Secretário Estadual de Educação – SP)

 

11h55 – 12h00

Encerramento

INSCRIÇÕES

Realização:

Parceiros:

Conheça os participantes

Claudia Costin

Fundadora e diretora do FGV CEIPE, Centro de Políticas Educacionais da FGV, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e, em 2019, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT. É professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard. Ex-ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária estadual de Cultura de SP e secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro. É co-fundadora do "Todos Pela Educação".

Cristine Campos de Xavier Pinto

Professora titular do Insper. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em economia pelo PUC-Rio, mestrado em Estatística e doutorado em economia na Universidade da Califórnia, Berkeley. Suas principais áreas de pesquisa são Econometria e Economia da Educação.

Hubert Alqueres

Atual secretário da educação do estado de São Paulo. Também é presidente da Câmara de Ensino Superior, conselheiro do CEE e Vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro. Foi Secretário Executivo da Educação e presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) por quatro mandatos. Foi secretário de Comunicação, presidiu a Imprensa Oficial do Estado e foi secretário-geral de Administração na Assembleia Legislativa do Estado e a Associação Brasileira das Imprensas Oficiais, ocupou o cargo de diretor-técnico da FDE, foi professor da Escola Politécnica da USP e professor e coordenador na Escola de Engenharia Mauá. Foi Pela Escola de Engenharia de Mauá formou-se em Engenharia Civil.

José Mendonça Bezerra Filho

Bacharel em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco. Foi Ministro da Educação, Deputado federal, Governador e vice-governador de Pernambuco, Secretário de Estado, Deputado estadual, Consultor da Unesco e Presidente do Instituto Liberdade e Cidadania. Atualmente é presidente da Fundação Instituto de Inovação & Governança e Consultor da Fundação Lemann.

Leonardo Rosa

Pesquisador na área de políticas públicas. Realizou o doutorado na Universidade Stanford, California, EUA. Dentre as pesquisas realizadas na área de educação, destacam-se os estudos que avaliam o efeito das políticas de ensino médio integral nas notas dos estudantes e na redução nas taxas de homicídios dos municípios que receberam o programa em Pernambuco.

Maria Medeiros

Mestre em gestão e avaliação da educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora - MG, especialista em gestão pedagógica da educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal de Pernambuco. Está desde 2018 no cargo de Secretária Executiva de Educação Integral e Profissional na Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco.

Ricardo Paes de Barros

Doutor em economia pela Universidade de Chicago. Integrou o IPEA por mais de 30 anos, dedicando-se aos temas de desigualdade, pobreza, mercado de trabalho e educação. Atualmente é professor do Insper e dedica-se à geração de evidência científica para formulação e avaliação de políticas públicas.

Vitor de Angelo

Secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha.