Home/Agenda de Eventos/Lançamento da Cátedra Fundação Lemann

Webinar

Colaborar com os melhores pesquisadores em economia aplicada do Brasil e do mundo, com viés prático e conectado com os desafios públicos do nosso país, além de produzir conhecimento relevante e formar alunos e pesquisadores que possam promover a diferença nas posições em que atuem.

Estes são alguns dos objetivos da recém-criada Cátedra Fundação Lemann, que integra as atividades do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper.

Conhecemos mais sobre a nova Cátedra do Insper neste evento on-line de lançamento, que contou com a participação de Jorge Paulo Lemann, Presidente do Conselho da Fundação Lemann, Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann, Claudio Haddad, presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper, Marcos Lisboa, presidente do Insper, e Rodrigo Soares, Professor Titular da Cátedra Fundação Lemann.

Veja como foi o evento:

Data: 16/12/2020

16/12/2020 - Webinar: Lançamento da Cátedra Fundação Lemann
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é um empresário brasileiro e entusiasta da educação. Fonte de inspiração para os empreendedores, executivos e jovens profissionais do Brasil e do mundo afora, Jorge Paulo se tornou um dos empresários de maior renome do mundo, detendo participação em diversas empresas de bens de consumo e fundos de investimento. Membro do conselho administrativo de diversos conglomerados, incluindo a Anheuser-Bush Inbev (ABI), a maior cervejaria do planeta, KraG Heinz, Gillette e Swiss Reinsurance, Jorge Paulo causou um grande impacto na melhoria da educação no Brasil e no exterior através das iniciativas da Fundação Lemann – uma organização sem fins lucrativos cuja missão é melhorar a qualidade da educação brasileira – e a Fundação Estudar, uma organização que há duas décadas concede bolsas de estudo para estudantes brasileiros que se destacam por mérito para estudar nas principais universidades dos EUA, Brasil e outros países. Em 2015, a Time Magazine apontou Jorge Paulo como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, e, em 2013, a Bloomberg Markets magazine o reconheceu como uma das 50 pessoas mais influentes, na companhia de Warren Buffet e outros empresários. Jorge Paulo acredita na qualificação e no desenvolvimento de pessoas, e ajudou o Brasil a crescer entre os países que valorizam uma cultura de excelência em administração executiva.

Denis Mizne

Advogado formado pela USP, foi visiting scholar na Universidade Columbia e Yale World Fellow na Universidade Yale. Fundou e preside o conselho do Instituto Sou da Paz. É membro do conselho da Fundação Roberto Marinho e do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. CEO da Fundação Lemann.

Claudio Haddad

Claudio Haddad é fundador e presidente do Conselho Deliberativo e da Assembleia de Associados do Insper. Também é membro do Conselho do Instituto Unibanco e do Ensina Brasil. Preside o Conselho Consultivo do escritório brasileiro do David Rockefeller Center for Latin American Studies of Harvard University, membro do Global Council da Harvard University e do Conselho Consultivo do Becker-Friedman Institute da University of Chicago. Entre 1980 e 1982, foi diretor de Dívida Pública e Mercado Aberto do Banco Central do Brasil. De 1983 a 1998, Claudio foi sócio, diretor e, entre 1993 e 1998, CEO do Banco de Investimentos Garantia SA. Claudio é formado em Engenharia Mecânica e Industrial pelo Instituto Militar de Engenharia, doutor em Economia pela Universidade de Chicago e formado no Owner and President Management Program da Harvard Business School.

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Rodrigo Soares

Rodrigo Soares chegou ao Insper em julho de 2020 para ocupar a recém-criada vaga de Professor Titular da Cátedra Fundação Lemann. Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado pela PUC-Rio (1997) e doutorado pela University of Chicago (2002). Rodrigo já foi professor na Columbia University, EESP-FGV, PUC-Rio, University of Maryland e Harvard School of Public Health. Sua pesquisa se concentra nas áreas de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Demografia Econômica, Economia do Trabalho e Crime. É editor associado do Journal of Human Capital, do Journal of Demographic Economics e do IZA Journal of Development & Migration. Rodrigo é research fellow do IZA, research affiliate do J-PAL Latin America, membro honorário da Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA) e fellow da Econometric Society.