Home/Agenda de Eventos/Lançamento da Cátedra Família Martinez Goldberg

No dia 29 de agosto, foi lançada a Cátedra Família Martinez Goldberg, dedicada à análise econômica do direito.

O foco da cátedra, coordenada pelo professor Paulo Furquim de Azevedo, será o desenvolvimento de alunos de graduação e pós-graduação, de dentro ou de fora do Insper, em pesquisa e solução de problemas.

Veja como foi:

Data: 29/08/2022

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo - Prédio 1

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

17h – Credenciamento

18h – Abertura com Claudio Haddad

18h10 – Ana Paula Martinez

18h20 – Paulo Furquim de Azevedo

18h30 – Min. Luís Roberto Barroso (STF) e Min. Ricardo Villas Bôas Cueva (STJ) – mensagens em vídeo

18h40- Mesa redonda

Vanessa Rahal Canado, Carlos Ari Sundfeld e Decio Zylbersztajn

Moderador: Daniel Goldberg

19h20 – Coquetel de celebração

Realização:

Conheça os participantes

Paulo Furquim de Azevedo

Professor Titular e coordenador do Centro de Regulação e Democracia (CRD) e professor em tempo integral nos cursos de graduação, mestrado e doutorado do Insper. É graduado em Administração Pública pela FGV e é mestre e doutor em Economia pela FEA-USP. Foi Visiting Professor no MIT, em 2012, e Visiting Scholar na University of California at Berkeley, em 1994. Antes de se juntar ao Insper, foi professor da São Paulo School of Economics – FGV, bem como da USP e da UFSCar. Também é autor de diversos artigos e capítulos de livros sobre temas como defesa da concorrência, regulação, estratégias empresariais, organização dos mercados e da firma, e Direito e Economia. Por sua produção científica, é Bolsista de Produtividade do CNPq, tendo sido também parecerista e membro de conselhos editorais de diversas publicações científicas. Furquim já coordenou projetos temáticos junto à Fapesp, na área de instituições de mercado; ao IDB (Inter-American Development Bank), na área de políticas de desenvolvimento produtivo; e ao CEDES e CNJ, na área de Direito Econômico.

Vanessa Rahal Canado

Mestra em Direito Tributário e doutora em Direito pela PUC/SP. Coordenadora da pós-graduação e dos cursos de educação executiva em Direito do Insper. Foi pesquisadora durante a criação da Escola de Direito de São Paulo da FGV (2003-2007), onde se tornou professora em 2008. Até 2019, foi professora na Clínica de Prática Jurídica Tributária (Graduação), na Pós-graduação lato sensu (pós-graduação FGVLAW) e no mestrado profissional da FGV Direito SP e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Foi diretora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) de 2017 a 2019 e advogada nos Escritórios Mattos Filho, Barbosa Müssnich Aragão, CSMV e Derraik & Menezes Advogados entre 2007 e 2019. Foi assessora especial do Ministro da Economia para assuntos relacionados à reforma tributária entre 2019 e 2021.

Carlos Ari Sundfeld

Doutor, mestre e bacharel em Direito pela PUC-SP, onde foi professor no doutorado, mestrado e graduação (1983-2013). Na FGV Direito SP, da qual foi um dos fundadores, é professor titular, atuando no doutorado e mestrado acadêmico, no mestrado profissional e no grupo público. É sócio da Sundfeld Advogados.

Decio Zylbersztajn

Professor titular da FEA-USP desde 1991. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ, Universidade de São Paulo (1975), mestre em Economia - North Carolina State University (1981), mestre em Economia Agrária pela Universidade de São Paulo (1979) e Ph.D. em Economia - North Carolina State University (1984). Atua na área de Economia das Organizações com ênfase no estudo das relações agroindustriais, agronegócios e agricultura. Trabalha com os temas da Nova Economia, Institucional, Direitos de Propriedade e Custos de Transação com ênfase no estudo da economia dos contratos agroindustriais. Em 2016, tornou-se professor sênior na FEA-USP, mantendo as atividades de pesquisa e docência. Em 2017 passou a colaborar com o programa de pós-graduação em Administração da ESALQ-USP.

Daniel Goldberg

CIO e managing partner da Luminal Capital Management. Foi sócio da Farallon Capital Management (2011-2021), presidente do banco Morgan Stanley no Brasil (2007-2011) e Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça (2003-2006). É membro dos Conselhos do Nubank, frete.com, Dotz, HMOBI (Metrô do Rio) e do RenovaBR. É membro do Conselho Fiscal da Fundação Lemann, do Conselho Fiscal do Sou da Paz e fundador do Zap do Bem. É bacharel e doutor pela USP e mestre em Direito pela Harvard University. Autor de livro e artigos sobre concorrência, investimentos e políticas públicas.

Ana Paula Martinez

Sócia de Levy & Salomão Advogados. Foi Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica da SDE/Ministério da Justica (2007-2010) e associada do Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP em Bruxelas (2006-2007). É árbitra da Câmara de Arbitragem do Mercado da BM&FBOVESPA/B3 e membra do Conselho do Insper, do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos de Harvard, do Institute for Consumer Antitrust Studies da Loyola University Chicago e do MASP, além de ser diretora da Bienal. É líder da Fundação Estudar, do Instituto Ling e fundadora e membra do Conselho do fundo patrimonial Sempre SanFran. Foi consultora do Banco Mundial, da Unctad e do Governo da Colômbia para temas de concorrência. É bacharel, mestra e doutora pela USP e mestra em Direito pela Harvard University. Tem licença para advogar no Brasil e em NY. Autora de diversos livros e artigos sobre temas de concorrência e anti-corrupção, além de vencedora de prêmios nessas áreas.