Home/Agenda de Eventos/Lançamento de A Carta: para entender a Constituição Brasileira

A Constituição completou trinta anos em 2018. Além de ser um ótimo momento para celebrar a nossa democracia, é também uma oportunidade para analisar, refletir e debater o seu legado no campo das políticas públicas.

Por um lado, a Constituição firmou uma noção ampla de direitos. Por outro, vários especialistas alertam que a Carta tem um número demasiado de regulações sobre políticas públicas, o que teria dificultado mudanças necessárias com o passar do tempo. Afinal, quem está com a razão?

Para saber mais sobre este tema, Insper realizou o evento de lançamento do livro A Carta: para entender a Constituição Brasileira, organizado pelos professores Naercio Menezes Filho (Insper) e André Portela Souza (FGV).

Os capítulos do livro foram escritos por André Portela Souza, Cláudio G Couto, Hélio Zylberstajn, Laura Muller Machado, Lycia Lima, Marta Arretche, Naercio Menezes Filho, Natália Pires de Vasconcelos, Paulo Tafner, Rafael Bellem de Lima, Reynaldo Fernandes, Ricardo Paes de Barros, Rogério B Arantes e Rudi Rocha.

 

Veja como foi:

 

 

Realização

 

Informações

Data: 25/03/2019

Horário: 18h30

Local: Sebastião Camargo – 1º andar – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Programação

18h30

Recepção

19h

Abertura | Naercio Menezes Filho (Insper)

19h10

A Carta: para entender a Constituição Brasileira.

Naercio Menezes Filho (Insper)

André Portela (FGV)

Rogério Arantes (USP)

20h

Sessão de autógrafos

INSCRIÇÕES

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS ORGANIZADORES

Naercio Menezes Filho

é professor titular da Cátedra Ruth Cardoso do Insper, professor associado da USP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico e colunista do Valor Econômico. É PhD em Economia pela University College London.

André Portela Souza

professor titular de políticas públicas da Escola de Economia da FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microeconomia Aplicada (C-Micro) da mesma instituição. É PhD em economia pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Rogério Arantes

(PARTICIPAÇÃO): é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, onde também obteve seu Mestrado e Doutorado em Ciência Política. Atualmente é professor doutor do Departamento de Ciência Política da USP. Dedica-se ao estudo das relações entre constitucionalismo e democracia em perspectiva comparada, e das instituições políticas e de justiça. Foi professor da PUC-SP entre 1995 e 2008 e Coordenador da Pós-Graduação em Ciência Política da USP entre 2011 e 2014. Em 2019, atuará como pesquisador do IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP - no âmbito do programa "Ano Sabático", desenvolvendo o projeto "Corrupção política e crime organizado no Brasil".