A confirmação da eleição de Joe Biden nos EUA traz grandes impactos para o futuro do agronegócio brasileiro, das relações dos EUA e do Brasil com a China e de questões ligadas ao desmatamento na Amazônia e à mudança do clima, temas que foram destacados na campanha do novo presidente. Está em pauta também a retomada de sistemas multilaterais baseados em regras comuns na área de comércio, saúde pública, clima, finanças e outros, além de novas formas de diálogo com a China.
O Insper Agro Global juntamente com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) promoveu o webinar Joe Biden e o Agronegócio Brasileiro. O encontro faz parte do Ciclo de Debates Insper Agro Global 2020, patrocinado pelo Itaú-BBA.
Para esse debate, convidamos Alexandre Mendonça de Barros, Sócio-consultor da MB Agro, Chris Garman, Diretor de Américas do Eurasia Group, Monica de Bolle, membro do conselho consultivo internacional do CEBRI e professora da Johns Hopkins University, e Roberta Braga, Vice Diretora de América Latina do Atlantic Council. A abertura institucional e mediação foi conduzida por Julia Dias Leite, Diretora-presidente do CEBRI, e Marcos Jank, Insper Agro Global e Núcleo Agro do Cebri.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Data: 19/11/2020
Horário: 18h00
Sócio-Consultor da MB Agro, membro do conselho de diversas empresas do agro, do COSAG da FIESP e da EMBRAPA Pecuária Sudeste. Foi professor da ESALQ/USP e da FGV. É Engenheiro Agrônomo e Doutor em Economia pela ESALQ/USP.
Diretor-executivo para as Américas no Eurasia Group, onde atua desde 2005 em temas como gestão macroeconômica e impactos políticos em mercados emergentes e eleições na América Latina. É cientista político com mestrado pela UCSD.
Diretora Presidente do CEBRI. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Foi Secretária-Executiva do Conselho Empresarial Brasil China (CEBC). É Fellow do Inter-American Dialogue e Presidente do Conselho de Administração da Piemonte.
Membro do conselho consultivo internacional do CEBRI e professora na Johns Hopkins University e sênior fellow do Peterson Institute for International Economics. É economista pela PUC-RJ com doutorado pela London School of Economics.
Vice-diretora no Centro Adrienne Arsht para a América Latina no Atlantic Council. Atua em iniciativas que visam impactar o debate público, com foco no Brasil. Formada em segurança global e jornalismo. Mestre em Comunicação Global pela George Washington University.
Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. Membro do Conselho Consultivo Internacional do CEBRI.