Home/Agenda de Eventos/Investigando dados na pandemia

Webinar

O webinar Investigando dados na pandemia, mais um promovido pela parceria entre o Centro de Gestão de Políticas Públicas (CGPP) do Insper e o JOTA , aconteceu no dia 28/05, às 11h30, com as participações de Eduardo Barbosa, coordenador de Data Science no Insper, e Gabriela Sá Pessoa, repórter de dados do UOL. Pedro Burgos, coordenador do programa de jornalismo do Insper, fez a mediação.

A PARCERIA — Com o objetivo de apoiar não só os tomadores de decisão, mas também a sociedade de forma geral, que se preocupa com este momento, CGPP do Insper e o JOTA firmaram parceria para promover série de webinars. O objetivo é destacar os impactos e alternativas para este momento.

“Acreditamos que o debate em torno de conteúdos relevantes poderá apoiar o Brasil a atravessar esse momento de maneira fundamentada e buscando sempre o bem-estar da sua população”, afirma André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP.

Veja como foi o Webinar:

Data: 28/05/2020

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Eduardo Barbosa

Possui mestrado e graduação em economia pela FEA-USP. Possui vasta experiência em projetos de data science nas áreas de risco, educação e esporte, tendo atuado em grandes empresas, startups e como consultor. Também possui experiência de gerenciamento de produto de tecnologia e empreendedorismo.

Gabriela Sá Pessoa

Gabriela Sá Pessoa is a data and investigative reporter based in São Paulo, currently writing for UOL. She covered politics for Folha de S.Paulo, Brazilian leading daily newspaper. In 2019, she studied computational journalism, international affairs and international investigations in Columbia University in the City of New York as a visiting scholar, with a scholarship granted by the program Jornalista de Visão, from Instituto Ling. In 2020, she produced a documentary for Vice Brasil, directed by João Wainer, about illicit cigarette trade. She was awarded in 2015 with the Roche Health Journalism Prize, from the The Gabriel García Márquez New Iberoamerican Journalism Foundation, for an investigation about legal abortion in Brazil. This story was first published in 2014 by Agencia Pública, a nonprofit journalism organization.

Pedro Burgos

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, é jornalista e programador. Antes de chegar ao Insper, em 2019, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro editorial do site de notícias Vortex Media, colunista da revista Época e membro do Conselho Consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. Como jornalista, passou por veículos como Superinteressante, Gazeta do Povo, Jornal do Brasil, Gizmodo Brasil, The Marshall Project, entre outros. Mais recente, como programador, desenvolveu projetos de automação do combate à desinformação para a agência de checagem Aos Fatos e o First Draft (EUA). É autor do livro Conecte-se ao Que Importa – Manual da Vida Digital Saudável (2014).