Home/Agenda de Eventos/Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual

Webinar

A Inteligência Artificial tem sido empregada na geração de obras intelectuais e de invenções, bens imateriais protegidos pela Propriedade Intelectual. Ocorre que as criações intelectuais objeto da Propriedade Intelectual são tradicionalmente geradas pelo ser humano e a Inteligência Artificial é um sistema digital, embora criado pelo Homem.

Como deve ser tratada a tutela legal pela Propriedade Intelectual das criações geradas pela Inteligência Artificial? No webinar Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual, Pedro Burgos recebeu Manoel J. Pereira dos Santos​ e Wilson Pinheiro Jabur​, que discutiram essas questões sob a ótica do Direito de Autor e do Direito de Patentes.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Leituras recomendadas:

MAGGIORE, Massimo. Artificial Intelligence, Computer generated Works and Copyright. In: BONADIO, Enrico; LUCCHI, Nicola (coord). Non-Conventional Copyright: do new and atypical Works deserse protection?.  Nothampton, MA: Edward Elgar, 2018. p. 385.

BRIDY, Annemarie. Coding Creativity: Copyright and the Artificially Intelligent Author. 2012 STAN. TECH. L. REV. 5. http://stlr.stanford.edu/pdf/bridy-coding-creativity.pdf.

TURNER, Jacob. Robot rules: regulating artificial intelligence.  Cham: Palgrave Macmillan, 2019.

Veja como foi o webinar:

Data: 19/05/2020

19/05/2020 - Webinar: Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA A PALESTRANTE

Manoel J. Pereira dos Santos​

Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela New York University School of Law. Ex-membro do Conselho Nacional de Direito Autoral e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral – ABDA. Professor de Propriedade Intelectual e palestrante sobre esse tema em instituições acadêmicas e associativas no Brasil e no exterior. Advogado em São Paulo

Pedro Burgos

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, é jornalista e programador. Antes de chegar ao Insper, em 2019, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro editorial do site de notícias Vortex Media, colunista da revista Época e membro do Conselho Consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. Como jornalista, passou por veículos como Superinteressante, Gazeta do Povo, Jornal do Brasil, Gizmodo Brasil, The Marshall Project, entre outros. Mais recente, como programador, desenvolveu projetos de automação do combate à desinformação para a agência de checagem Aos Fatos e o First Draft (EUA). É autor do livro Conecte-se ao Que Importa – Manual da Vida Digital Saudável (2014).

Wilson Pinheiro Jabur​

Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Painelista para conflitos de nomes de domínio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e do Centro de Solução de Disputas da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (CSD-ABPI). Professor de Propriedade Intelectual e palestrante sobre esse tema em instituições acadêmicas e associativas no Brasil e no exterior. Advogado em São Paulo.