Os impactos das instituições e suas mudanças para o desempenho das economias

Os impactos das instituições e suas mudanças para o desempenho das economias
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

As instituições e as mudanças institucionais afetam de maneira crucial o desempenho das economias. Em um dos mais inovadores estudos de história econômica das últimas décadas, o economista e historiador econômico norte-americano Douglass C. North, Prêmio Nobel de Economia em 1993, mostrou como o impacto de diversos arranjos institucionais podem estimular a prosperidade ou causar estagnação, analisando as razões pelas quais países como os Estados Unidos se tornaram uma potência econômica, enquanto a economia de países como o Brasil permanece tão ineficiente.

Na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, o Insper reuniu os economistas Leonardo Weller, Marcos Lisboa e Renato Colistete em um evento sobre uma das mais importantes obras assinadas por North e que deu origem à obra Instituições, mudança institucional e desempenho econômico, lançado em janeiro deste ano, pela editora Editora Três Estrelas .

Veja como foi o debate:

 

Data: 28/02/2018

Horário: recepção a partir das 9h

Local: Sala Sebastião Camargo, 1º andar – Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 

Programação:

9h – Welcome coffee

9h30 – Abertura Marcos Lisboa

9h45 – Debate: Instituições, mudança institucional e desempenho econômico com

  • Renato Colistete, Leonardo Weller e Marcos Lisboa
  • Mediação: Vinicius Mota (Folha de São Paulo)

10h15 – Perguntas do público

11h – encerramento

Evento gratuito, vagas limitadas.

 

Conheça nossos debatedores:

Marcos Lisboa
Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Leonardo Weller
PhD em História Econômica pela London School of Economics (LSE) e professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV). É atualmente Newton fellow da University College London (UCL). Autor do livro Sovereign Debt Crises and Negotiations in Brazil and Mexico, 1888-1914: Governments versus Bankers, que será publicado pela Palgrave Macmillan (Nova York) em 2018.

Renato Colistete
Professor de História Econômica no Departamento de Economia da Universidade de São Paulo. Áreas de pesquisa: instituições e desigualdade no longo prazo; distribuição de riqueza e de renda; atividade inventiva e tecnologia; mercado de trabalho e salários; grupos de interesse e política econômica no Brasil nos séculos XIX e XX.

 

Realização:

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco