Insper inicia série Seminários de Ciências de Dados e Decisão

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

O Núcleo de Ciências de Dados e Decisão (NCDD) do Insper inaugura no mês de Setembro uma série de Seminários de Ciências de Dados e Decisão. Os eventos serão mensais, sempre das 12h às 13h30, e os temas relacionados à estatística em geral.

Com o tema Métodos Estatísticos em Avaliação Educacional: Teoria, Aplicações, Aspectos Computacionais e Desafios, a primeira apresentação será feita pelo professor titular de Estatística Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal do Santa Catarina Dalton Francisco de Andrade. O seminário ocorrerá em 28 de setembro.

Serão discutidos os principais modelos e conceitos da Teoria da Resposta ao Item – TRI, para a medida do traço latente proficiência, e a modelagem hierárquica/multinível, para o estudo dos fatores associados a proficiência. Além disso, os aspectos teóricos, aplicados e computacionais, procurando pontuar alguns desafios/tópicos de pesquisa, também serão abordados, bem como as aplicações da TRI em medida de traço latente em outras áreas, tais como Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia e Engenharias também serão apresentadas.

Já no dia 26 de outubro, Florencia Graciela Leonardi, do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, apresentará resultados recentes da modelagem de dados heterogêneos com modelos de regressão em altas dimensões no seminário Modelos de pontos de mudança para regressão em altas dimensões. Mostrará também algumas simulações e a aplicação desta metodologia em dados reais.

Em 30 de novembro, o seminário será com o professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Escola Politênica da Universidade de São Paulo Fabio Gagliardi Cozman. Com o tema Knowledge-based machine learning: How? Why?,  abordará tópicos centrais do desenvolvimento de inteligências artificiais, ilustrando alguns problemas na aprendizagem de máquina baseada em conhecimento, investigando linguagens de modelagem que misturam o raciocínio estatístico e lógico, trazendo assim poder de primeira ordem à modelagem probabilística.

Fechando a série, em 14 de dezembro, Denise Britz do Nascimento Silva, investigadora principal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, fará o seminário A Produção de Informações Estatísticas na Era do Big Data: Desafios e Oportunidades. A apresentação debaterá sobre o assunto, comparando fontes tradicionais de estatísticas públicas (censos, pesquisas por amostragem e registros administrativos) com aquelas decorrentes de Big Data, e destaca questões relacionadas com viés de seletividade, reprodutibilidade e governança dos dados. Adicionalmente, apresenta experiências já realizadas com Big Data em Institutos Nacionais de Estatísticas e aponta fóruns internacionais de discussão sobre o assunto.

Os Seminários de Ciências de Dados e Decisão têm o objetivo de promover discussões do que há  de mais recente e relevante na estatística moderna, aplicada e teórica e suas interações com ciências de dados, ciências da computação e áreas correlatas. O público-alvo são professores, pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Os seminários ocorrerão mensalmente a partir de setembro de 2018 e a entrada é gratuita. Para mais informações, escreva para pesquisa@insper.edu.br.

 


 

Horário: sempre das 12h às 13h30
Insper – Rua Quatá, 300 –  Vila Olímpia – São Paulo
Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 


Conheça os palestrantes:

Dalton Francisco de Andrade – Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1973), Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1977) e PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill, USA (1984).  Atualmente é professor titular da UFSC, com atuação em  programas  de  pós-graduação  dos  Departamentos  de  Engenharia  de  Produção  (PPGEP)  e  de  Informática  e  Estatística,  Pesquisador  Associado  da  Fundação  VUNESP  e  Consultor  do  INEP/MEC. Tem  experiência  na  ´área  de  Probabilidade  e  Estatística,  com  ênfase  em  Análise  de  Dados,  atuando principalmente  nos  seguintes  temas:  teoria  da  resposta  ao  item,  avaliação  educacional,  modelos  de variável latente, dados longitudinais e modelos hierárquicos/multiniveis lineares e não-lineares.

 

Florencia Graciela Leonardi – Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Possui Bacharelado em Ciências Matemáticas, obtido em 2002 na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina, e Doutorado em Bioinformática, obtido em 2007 na Universidade de São Paulo.  Foi bolsista de Pós-doutorado no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (entre 2007 e 2008) e no Instituto Federal Suíço de Tecnologia –  ETHZ (entre 2014 e 2016).  Em 2013, recebeu o prêmio L’Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências “Para mulheres na ciência”.  Atua na área de Probabilidade e Estatística

 

Fabio Gagliardi Cozman – É Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Departamento de Engenharia Mecatrônica) desde 2007, tendo ingressado na Escola Politécnica em 1990.  Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia pela Universidade  de  São  Paulo  (1991),  Ph.D.  pela  Carnegie  Mellon  University  (1997),  Livre-docência pela Universidade de São Paulo (2003).  Atualmente ´e coordenador da comissão de inteligência artificial da SBC, Associate Editor do Int. Journal on Approximate Reasoning, membro do Editorial Board do Artificial Intelligence Journal, e Associate Editor do Journal of Artificial Intelligence Research. Pesquisas focam na automação de processos de decisão sob incerteza, incluindo representação de conhecimento e aprendizado (tópicos:  inteligência artificial, redes Bayesianas, conjuntos de probabilidade, modelos estatísticos gráficos).

 

Denise Britz do Nascimento Silva – Possui graduação em Estatística pela Escola  Nacional  de  Ciências  Estatísticas  (1985), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Estatística  pela  University  of  Southampton  (1996).    Atualmente   é pesquisadora sênior da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística onde atua Coordenadora do Curso de Graduação em Estatística e como pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação¸˜ao stricto sensu em População, Território e Estatísticas Publicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Foi professora de métodos de pesquisas quantitativas (survey methods) e modelagem estatística da Universidade de Southampton e pesquisadora senior do Office for National Statistics, no Reino Unido. É presidente eleita da International Association  of  Survey  Statisticians.  Tem experiência na área de Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas:  análise de dados amostrais, estimação em pequenas áreas/domínios, modelagem estatística, análise de séries temporais de pesquisas amostrais e métodos para pesquisas quantitativas.

Realização:

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco