Home/Agenda de Eventos/Índia: Favelas e Assentamentos informais e Panamá: Regeneração urbana

Webinar

No terceiro webinar do ciclo Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia, foram apresentados os casos de melhoramento de favelas e de posse da terra em Odisha e assentamentos informais, na Índia, e também o da regeneração urbana vinculada ao Metrocable (teleférico) em San Miguelito, Panamá.

Essa conversa contou com a participação de Shubhagato Dasgupta e Anindita Mukherjee, ambos pesquisadores seniores do Centre for Policy Research, Renu Khosla, diretora do Centro de Excelência Urbana e Regional (CURE), Natalia Castaño Cárdenas, arquiteta e mestra em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade, Alessandra Trehuerz, especialista em Desenvolvimento Urbano do Banco Mundial, e Manuel Trute, ex-diretor de Planejamento Urbano no município do Panamá. A mediação foi conduzida por Anaclaudia Rossbach, especialista em Habitação Social, e a abertura foi realizada por Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Evento foi realizado em inglês e contou com tradução simultânea.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 15/07/2021

Horário: 10h00

INSCRIÇÕES

Realização:

    

 

Conheça os participantes

Anaclaudia Rossbach

Especialista em Habitação Social, trabalhou nos últimos 20 anos no Brasil e internacionalmente para várias instituições, tais como a Prefeitura de São Paulo, Banco Mundial, Instituto URBEM, Chinese Academy for Social Sciences, Rede Interação/Slum Dwellers International (SDI), entre outras. Atualmente, ocupa a posição de gerente regional para a América Latina e o Caribe da Cities Alliance.

Alessandra Trehuerz

Bacharel em Geografia e mestra em Planejamento Urbano pela Arizona State University. É especialista em Desenvolvimento Urbano do Banco Mundial nas regiões da América Latina e do Caribe. Tem experiência em projetos de planejamento urbano para governos locais, bem como na coordenação de programas de gestão e mitigação de desastres na América Latina.

Anindita Mukherjee

Economista urbana, trabalha como pesquisadora sênior no Center for Policy Research, onde ancora a pesquisa sobre interseções urbanas de planejamento de terras no tema da vulnerabilidade residencial entre os marginalizados. Tem quase 18 anos de experiência em colaboração com diferentes parceiros do setor, incluindo o governo e agências multilaterais e bilaterais.

Carlos Leite

Urbanista, PhD, é coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). Foi diretor da SP-Urbanismo, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Manuel Trute

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade de São Paulo, ocupou, entre 2014 e 2019, o cargo de primeiro diretor de Planejamento Urbano do município do Panamá, como parte do processo de descentralização da gestão fundiária. Foi responsável pela coordenação do processo de contratação do primeiro Plano Distrital de Ordenamento do Território da Cidade do Panamá.

Natalia Castaño Cárdenas

Arquiteta e mestra em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Trabalhou na Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín, entre 2004 e 2007, na concepção de projetos de espaços públicos e no desenvolvimento de projetos urbanos estratégicos.

Renu Khosla

Diretora do Centro de Excelência Urbana e Regional (CURE). Seu trabalho procura reimaginar favelas e o desenvolvimento urbano inclusivo – criando resiliência e estimulando a mudança em iniciativas lideradas pela comunidade. Ela trabalha para fortalecer as capacidades locais de planejamento participativo, a visualização e a análise de dados e a simplificação de instituições.

Shubhagato Dasgupta

Pesquisador sênior do Centre for Policy Research. Antes dessa função, liderou uma colaboração entre o Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino Unido e o Ministério da Habitação e Alívio da Pobreza Urbana da Índia, a fim de desenvolver políticas urbanas e habitacionais em favor da população mais pobre em 20 cidades de 15 estados do país.