Home/Agenda de Eventos/A inadiável superação dos limites da exclusão socioespacial

Webinar

A pandemia da COVID-19 deixou em evidência os excluídos, inclusive, não documentados. A integração entre cidade formal e informal, sobretudo no contexto brasileiro, é componente essencial para a formulação de estratégias de enfrentamento de emergências e para o desenho de políticas públicas em saúde. A falta de saneamento nas regiões mais vulneráveis de nossos centros urbanos torna o quadro ainda mais trágico. O que é necessário para vencermos esse desafio? Quais lições o urbanismo social nos apresenta como possibilidades reais de intervenção?

O webinar A inadiável superação dos limites da exclusão socioespacial, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades no Insper, contou com a presença de João Domingos Azevedo, Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Maria Fernandes Caldas, Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, e Martim Smolka, Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy. A moderação foi feita por Pedro Burgos​, Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, e Tomas Alvim​, Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 15/07/2020

Inscrições Encerradas!

Realização:

CONHEÇA OS PALESTRANTES

João Domingos Azevedo

Arquiteto e Urbanista (2001) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2019), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Sócio Fundador da Metro Arquitetura Ltda. Desempenhou diversas funções junto ao IAB/PE, entre 2002 e 2011. Foi Conselheiro do CAU/PE entre 2012 e 2017. Desde 2015, ocupa o cargo de Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS.​

Maria Fernanda Caldas

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de Secretária de Planejamento Urbano. Foi Diretora de Infraestrutura Urbana e Social do PAC no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. ​

Martim Smolka

Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, Cambridge, Massachusetts, USA. Possui formação em Economia pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em Ciências Regionais pela Universidade da Pensilvânia (1980).

Pedro Burgos

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. ​

Tomas Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-1.