Home/Agenda de Eventos/A importância de aspectos sistêmicos para uma gestão educacional eficiente

Webinar

O Núcleo Ciência pela Gestão Educacional é o mais novo fruto da parceria Insper e Instituto Unibanco. As instituições continuam a somar esforços na busca pela garantia de uma educação de qualidade para todos. O objetivo dessa nova iniciativa é utilizar as contribuições científicas para identificar, aprimorar ou desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da gestão educacional.

No webinar “A importância de aspectos sistêmicos para uma gestão educacional eficiente”, faremos o lançamento do Núcleo Ciência pela Gestão Educacional. Além disso, será discutida a relação entre a gestão do sistema educacional e a gestão escolar, e como uma melhor coordenação entre esses níveis de gestão pode levar a um melhor desempenho dos estudantes.

No evento, serão apresentados dois trabalhos: um de autoria de Ricardo Paes de Barros, professor titular no Insper e membro do CPTE, e Laura Müller Machado, coordenadora da Rede CDPE e do Núcleo Ciência pela Gestão Educacional, e outro de autoria de Sandro Cabral, professor titular e coordenador do Mestrado em Políticas Públicas do Insper, Sérgio Lazzarini, professor titular da Cátedra Chafi Haddad no Insper, e Fernando Deodato, doutorando em Economia dos Negócios no Insper.

As apresentações serão seguidas de um debate com Sérgio Firpo, professor titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper e membro do CPTE, e Mirela de Carvalho, gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco e membra do CPTE. Ao final do debate, teremos comentários de Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco e membro do CPTE. Como mediadora, contamos com Laura Müller Machado, coordenadora da Rede CDPE e do Núcleo Ciência pela Gestão Educacional.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Inscreva-se e participe!

Informações

Data: 26/11/2020

Horário: 16h00

Programação

16h às 16h10: Abertura institucional | Laura Machado e Mirela Carvalho (10min)

16h10 às 16h30: Apresentação 1 | Ricardo Paes de Barros (20min)

16h30 às 16h50: Apresentação 2 | Sandro, Lazarini e Fernando (20min)

16h50 às 17h05: Debate | Firpo e Mirela (15min)

17h05 às 17h25: Perguntas e Respostas (20min)

17h25 às 17h30: Encerramento | Ricardo Henriques (5min)

INSCRIÇÕES

26/11/2020 - Webinar: A importância de aspectos sistêmicos para uma gestão educacional eficiente

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Fernando Deodato Domingos

Doutorando em Economia dos Negócios no Insper. Pesquisador associado ao Insper Metricis, na área de Estratégia. Tem foco de pesquisa em interações público-privadas e formas organizacionais que permitem criação de valor social. Graduado em Economia pela FEA de Ribeirão Preto da USP.

Laura Muller Machado

Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora no Insper. Coordena as pesquisas da Cátedra do Instituto Ayrton Senna, do Centro de pesquisas do Unibanco e participa da pesquisa e disseminação da evidência científica em educação para gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal.

Mirela Carvalho

Gerente no Instituto Unibanco desde 2014. Foi assessora especial na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Foi consultora em projetos diversos do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Graduada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Ricardo Henriques

Superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, entre 2004 e 2007, e Secretário Executivo do Ministério de Assistência e Promoção Social, entre 2003 e 2004, quando coordenou o desenho e a implementação do programa Bolsa Família. Com forte atuação na área de direitos humanos no Rio de Janeiro, atuou no Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). Suas atividades de pesquisa e publicações concentram-se na área de economia social, com ênfase nos temas de desigualdade, pobreza, educação, assistência social, direitos humanos, diversidade e desenho e avaliação de políticas públicas.

Ricardo Paes de Barros

Engenheiro pelo ITA, Mestre em Estatística pelo IMPA e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Integrou o IPEA por mais de 30 anos. Foi professor visitante da Universidade de Yale, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA, subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento. Atualmente, é Professor Titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper.

Sandro Cabral

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Insper na área de Estratégia desde fevereiro de 2016 e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA, onde iniciou em janeiro de 2009. Foi Professor Visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU), entre 2014 e 2015. Em 2008 foi professor do Departamento de Administração da FEA-USP. Entre 2005 e 2006 realizou seu estágio de doutoramento na Universidade de Paris 1 – Sorbonne.

Sérgio Firpo

Professor Titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. É Ph.D. em Economia (2003) pela Universidade da Califórnia em Berkeley, Elected Fellow da Econometric Society e membro dos comitês consultivos de avaliação da Fundação Itaú Social, da Fundação Lemann e do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Economia da Educação do Instituto Unibanco. É Research Fellow do Institute for the Study of Labor (IZA), Global Labor Organization (GLO) e do Center for Evaluation and Development (C4ED).

Sérgio Lazzarini

Professor Titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper e Coordenador do Insper Métricis, escola onde leciona desde 2002. Foi visitante na Harvard University, HEC-Paris, Insead, University of St Gallen, Imperial College e University of Utah. Seus mais recentes livros são Capitalismo de Laços (Campus/Elsevier, 2011) e Reinvesting State Capitalism (Harvard University Press, 2014, e Companhia das Letras, 2015, com Aldo Musacchio). É PhD em Administração pela John M. Olin School of Business, Washington University.