Home/Agenda de Eventos/Igualdade de Gênero

Webinar

O Centro de Gestão e Políticas Públicas, com o objetivo de promover debates sobre diagnóstico, formulação e avaliação de políticas públicas no Brasil, promove o webinar Igualdade de Gênero. O evento reúne no palco virtual um grupo só de mulheres, e com diversidade étnica, para debater os diferentes aspectos relacionados à (des)igualdade de gênero presente na sociedade, na legislação e nas políticas brasileiras.

Contaremos com um formato de perguntas e respostas, no qual as palestrantes serão suscitadas a tratar de aspectos desde a conceitualização da igualdade de gênero, até os maiores desafios das políticas brasileiras que buscam sua promoção.

“Em que medida o conceito de igualdade de gênero é plenamente compreendido por toda a sociedade?”, “Que parcela da desigualdade de gênero decorre de diferenças no tratamento recebido e expectativas da família na fase adulta da vida?”, “O Brasil abraça com entusiasmo todas as declarações internacionais que versam sobre igualdade de gênero?” são apenas algumas das perguntas que serão debatidas no webinar.

Para essa discussão, contaremos com a presença de Bila Sorj, socióloga, historiadora e coordenadora do NESEG/UFRJ, Jacqueline Pitanguy, socióloga, cientista política e fundadora da Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (CEPIA), e Synthia Santana, economista e pesquisadora do GeFam. A abertura institucional será feita por Allyne Andrade, professora do Insper, e a mediação por Laura Muller Machado, professora do Insper. Ao final, serão respondidas perguntas do público.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para a tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Inscreva-se e participe!

Informações

Data: 29/06/2021

Horário: 19h30

INSCRIÇÕES

29/06/2021 - Igualdade de Gênero
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Allyne Andrade

Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo, advogada e professora do Insper. Atualmente, é Superintendente Adjunta do Fundo de Direitos Humanos do Brasil e integrante do movimento de mulheres negras no Brasil.

Bila Sorj

Socióloga, historiadora, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do NESEG – Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ.

Jacqueline Pitanguy

Socióloga e cientista política, é fundadora e diretora da Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (CEPIA). Na CEPIA, coordena a investigação sobre questões de gênero e programas educacionais relativos à violência contra as mulheres e à saúde reprodutiva.

Laura Muller Machado

Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora no Insper. Coordena as pesquisas da Cátedra do Instituto Ayrton Senna e do Centro de pesquisas do Unibanco.

Synthia Santana

Atua na Diretoria de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coordenadora e pesquisadora do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFam) e conselheira voluntária da Rede de Economistas Pretas e Pretos. É doutora em Economia pela FGV/SP.