Home/Agenda de Eventos/I Seminário Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância

O Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI), centro de pesquisa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e iniciativa do Núcleo Ciência pela Primeira Infância (NCPI), organizou o I Seminário Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância. O evento visou disseminar evidências científicas acerca do desenvolvimento infantil, além de debater oportunidades e desafios para a implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância.

Veja como foi o evento:

Informações

Data: 13/09/2022

Horário: 09h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Programação

8h | Credenciamento

9h – 9h30 | Abertura     

Prof. Dr. Naercio Menezes Filho – CPAPI / Insper/ FEA–USP

Prof. Dr. Luiz Eugênio Mello – FAPESP

Marina Fragata Chicaro – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Claudia Vidigal – Bernard van Leer Foundation

Douglas Calixto – Porticus

9h30 – 10h30 | Keynote

Priorizando programas e políticas de desenvolvimento infantil em mundo em transformação

Prof. Dr. Aisha Yousafzai – School of Public Health, Harvard University

10h30 – 12h00 | Painel 1             

A Caderneta da Criança como política pública para a Primeira Infância

Prof. Dr. Sonia Venâncio – CPAPI / Instituto de Saúde / FSP–USP

Janini Selva Ginani – Ministério da Saúde

Roberta Ricardes Pires – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Katia Narciso – Secretaria de Saúde de Louveira

Moderação

Prof. Dr. Elizabeth Fujimori – Escola de Enfermagem (EE–USP)

12h00 – 13h30 | Almoço

13h30 – 15h30 | Painel 2            

Parentalidade e políticas intersetoriais para a Primeira Infância             

Prof.  Dr. Maria Beatriz Linhares – CPAPI / FMRP–USP

Prof. Dr. Rogerio Lerner – CPAPI / IP–USP

Prof.  Dr. Fernando Louzada – CPAPI / UFPR

Dr. Alexis Vargas – Secretaria de Governo Municipal de São Paulo

Moderação

Claudia Vidigal – Bernard van Leer Foundation  

15h30 – 16h00 | Encerramento               

Prof. Dr. Naercio Menezes Filho – CPAPI / Insper/ FEA–USP

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Aisha Yousafzai

Aisha é PhD pelo Instituto de Saúde Infantil, da University College London, com foco em saúde, nutrição e desenvolvimento infantil internacional. Ela tem 20 anos de experiência em pesquisa de campo em países de baixa e média renda, viveu e trabalhou no Sul da Ásia e na África Oriental, além de ter liderado avaliações de programas na Europa Central e Oriental. O objetivo de sua pesquisa é promover o desenvolvimento na primeira infância e apoiar capacidades de desenvolvimento, avaliação e melhoraria de intervenções voltadas à primeira infância. Aisha também atua em vários grupos consultivos sobre desenvolvimento infantil com agências como o UNICEF, a OMS e o Banco Mundial.

Alexis Vargas

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da CAPES. Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas (EAESP), onde também é coordenador de projetos (FGV Projetos). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito eleitoral, controle da constitucionalidade, gestão pública.

Claudia Vidigal

Atual representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, organização holandesa independente. A Fundação Bernard van Leer atua há mais de cinco décadas na temática da primeira infância globalmente, e grande parte desse tempo, também no Brasil. Claudia fundou no Brasil o Instituto Fazendo História, principal plataforma de onde defende e promove os direitos de crianças e adolescentes. Compôs conselhos de diversas organizações como a Plan International, Associação Vaga-lume, Outward Bound Brasil e Pró-Saber, onde segue atuando. Foi Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente no Ministério da Justiça e Presidente do Conselho Nacional dos direitos da Criança e do Adolescente, o CONANDA. Claudia é psicóloga e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP.

Douglas Calixto

Jornalista, mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Desenvolve pesquisa nas áreas de Educomunicação, tecnologias e cibercultura no grupo "Mediações Educomunicativas" (CNPq). Atualmente é Grant Manager da Porticus para projetos de Educação, Sociedade e Primeira Infância.

Elizabeth Fujimori

Enfermeira, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Professora Sênior do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Sua área de atuação inclui a temática da saúde do grupo materno-infantil e adolescentes.

Fernando Louzada

Mestre e doutor em Neurociências pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Harvard Medical School, EUA. Atualmente é professor titular do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde coordena o Laboratório de Cronobiologia Humana. É também coordenador adjunto da rede Ciência pela Educação (CpE).

Janini Selva Ginani

Nutricionista e mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília; Servidora Pública Federal da Carreira de Analista Técnica de Políticas Sociais; Formação em Saúde Pública para o Fortalecimento da Saúde Materna e Infantil pela Japan International Cooperation Agency – JICA; Coordenadora-Geral de Saúde Perinatal e Aleitamento Materno.

Katia Narciso

Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa o programa de Mestrado Profissional em Atenção Primária pela Universidade de São Paulo (USP). É Diretora de Atenção Primária à Saúde na Secretaria de Saúde do Município de Louveira, em São Paulo.

Luiz Eugênio Mello

Graduado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1982), com mestrado (1985) e doutorado em biologia molecular (1988) pela mesma universidade e pós-doutorado em neurofisiologia na Universidade da Califórnia (UCLA) (1988-1991), nos Estados Unidos. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) desde 2007 e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde de 2010, no mesmo ano em que foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. É Diretor Científico da FAPESP.

Maria Beatriz Linhares

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar, Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia Experimental (IP-USP) e Pós-Doutora pela University of British Columbia. Maria Beatriz é Professora Associada Sênior na FMRP-USP, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança, Pesquisadora do CNPq nível 1-A e, atualmente, Sênior. É também pesquisadora principal do CPAPI, membro do Comitê Científico do NCPI e membro do Instituto para Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo.

Marina Fragata Chicaro

Advogada graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Máster em Gestão de Entidades de Cooperação para o Desenvolvimento e Intervenção Social pela Universidade de Oviedo, Espanha. Iniciou sua trajetória profissional na advocacia e anos depois redirecionou sua carreira para gestão de projetos sociais e políticas públicas. Teve oportunidade de atuar nos diferentes setores (privado, público e terceiro setor) e prestar assessoria e consultoria para Órgãos e instituições como Ministério do Desenvolvimento Social (PNUD e Unesco) e Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Seu foco de atuação está orientado para ampliar, qualificar e alavancar impacto positivo das políticas públicas predominantemente nas áreas de Saúde, Educação, Assistência social e Primeira infância. Tem ampla experiência no planejamento, articulação, implementação, avaliação, gestão de iniciativas de alta complexidade. Integra o time da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal desde de 2014, sendo atualmente Diretora de conhecimento aplicado.

Naercio Menezes Filho

Naercio é Professor Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, Professor Associado da FEA-USP, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, Colunista do Valor Econômico e diretor do CPAPI. Naercio é PhD em Economia pela Universidade de Londres e desenvolve pesquisas nas áreas de educação, primeira-infância, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade e comércio internacional.

Roberta Ricardes Pires

Graduação em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (1992). Atuou na área de urgência e emergência pediátrica em instituições pública e privada Especialista em Terapia Floral (1998) com ênfase no atendimento de criança nas Práticas Integrativa e Complementares em Saúde. Desde 2013 atua como Coordenadora da Saúde da Criança na Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo, com foco em gestão e implementação de programas e iniciativas para criança centrados na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança no estado de São Paulo é representante Titular da Saúde no Conselho Estadual da Criança e Adolescente – CONDECA e do Comitê Estadual da Primeira Infância. Tem como objetivo em sua atuação profissional a intersetorialidade para promover e proteger a saúde da criança o aleitamento e o desenvolvimento infantil.

Rogerio Lerner

Rogerio é psicólogo, mestre, doutor e Livre-Docente em Psicologia pelo IP-USP, onde é Professor Associado de graduação e pós-graduação. Concluiu o Pós-Doutorado pela Universidade Paris 6 em 2009. Atua nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise, parentalidade e constituição psíquica. É membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), do Comitê Científico da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), do Comitê Científico da International Psychoanalytical Association (IPA), faculty member do Research Training Programme (IPA), além de pesquisador principal do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CPAPI).

Sonia Venancio

Pediatra, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Pesquisadora e vice-diretora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadora o Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Consultora do Ministério da Saúde e Pesquisadora do CPAPI.