Home/Agenda de Eventos/Humor e Censura no Jornalismo

O Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper promove um debate sobre censura ao humor no jornalismo.

O Supremo Tribunal Federal vem afirmando, em diversos julgamentos na última década, a proteção constitucional à prática do humor e à atividade profissional da imprensa. Casos recentes, porém, têm renovado as discussões sobre os limites constitucionais da liberdade de expressão nessas esferas, com decisões judiciais determinando retirada de conteúdo jornalístico ou humorístico e aplicando penas de prisão.

Para discutir o assunto, o Insper reúne Clarissa Gross (FGV), Carlos Eduardo Lins da Silva (Insper), Flávia Boggio (Folha de S. Paulo e Rede Globo) e Rafael Bellem de Lima (Insper) com moderação de Diego Werneck Arguelhes (Insper).

Inscreva-se e entenda qual o cenário atual do humorismo publicado em jornais e revistas!

Assista ao vivo dia 05/06/2019, às 19h

 

Informações

Data: 5/06/2019

Horário: 18h30

Local: Jorge Paulo Lemann – 1º andar – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

18h30

Credenciamento

19h

Abertura Institucional

19h10

Apresentações:

  • Clarissa Gross (FGV)
  • Carlos Eduardo Lins da Silva (Insper)
  • Flávia Boggio (Folha de S. Paulo e Rede Globo)
  • Rafael Scavone Bellem de Lima (Insper)

20h

Debate com mediação de Diego Werneck Arguelhes (Insper)

20h30

Encerramento

INSCRIÇÕES

05/06/2019 - Humor e Censura no Jornalismo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Clarissa Gross (FGV)

É coordenadora da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia (PLED) da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Doutora em Teoria Geral e Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Flávia Boggio (Folha de S. Paulo e Rede Globo)

É roteirista de séries de ficção e do núcleo de humor da Globo, escreveu para programas como o 'Lady Night'.

Diego Werneck Arguelhes (Insper)

Professor Associado do Insper. Doutor em Direito pela Yale University, EUA, e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Antes de se juntar ao corpo docente do Insper, foi Professor Adjunto da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – RJ (FGV DIREITO RIO).

Carlos Eduardo Lins da Silva (Insper)

Livre-docente e doutor em comunicação pela USP e mestre pela Michigan State University. Foi diretor-adjunto de Redação dos jornais Valor Econômico e Folha de S. Paulo, do qual também foi correspondente em Washington e ombudsman.

Rafael Scavone Bellem de Lima (Insper)

É professor do Insper e doutorando em filosofia do direito e direito público pela Universidade de Kiel e pela Universidade de São Paulo. É formado em direito pela Universidade de São Paulo, onde também obteve seu mestrado em direito constitucional. Atualmente é coordenador do projeto do curso de graduação em direito e do Núcleo de Direitos e Liberdades do Centro de Regulação e Democracia do Insper.