Home/Agenda de Eventos/Governança e Sucessão nas Famílias do Agro

O encontro abordou o setor do agronegócio brasileiro e sua evolução recente.  Dentre os temas discutidos estavam a importância, as dificuldades e implicações da profissionalização e de uma adequada estruturação patrimonial, separando patrimônio e operação; de mecanismos de eficiência fiscal e societária e de mecanismos de saída do negócio.

O evento foi presencial e transmitido via Teams, veja conteúdo:

 

Acesse também o material disponibilizado clicando aqui.

Informações

Data: 18/10/2022

Horário: 08h30

Local: Sala 513 – 5º andar – Prédio 2

Entrada: Rua Quatá 200, Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Quatá 200, Vila Olímpia

INSCRIÇÕES

18/10/2022 - Governança e Sucessão nas Famílias do Agro

  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

Conheça os participantes

Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho

Diretor de Convênios da USP e professor do Departamento de Administração da FEA/USP, com foco em Governança Corporativa. É coordenador de projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do Centro de Conhecimento em Agronegócios (PENSA). Conselheiro certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Mestre e Doutor pela FEA/USP, especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (CEAG/FGV), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP e coordenador do MBA em Agronegócios da FIA. Atua há mais de 25 anos como pesquisador e consultor em Gestão de Sistemas Agroindustriais, Gestão Estratégica, Governança e Responsabilidade Corporativa, junto a empresas nacionais, multinacionais, cooperativas e organizações de terceiro setor. Autor de livros e mais de 50 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro do conselho curador da FIA e conselheiro consultivo de dois grupos privados de controle familiar.

Fernando Sawaya Jank

Conselheiro, consultor e reestruturador de grupos familiares e empresas do agronegócio. Formado em administração de empresas (FGV/SP), atuou de 1992 a 2001 em empresa própria de produção agropecuária. De 2002 a 2007 atuou como trader de commodities e gestor em multinacional e de 2007 a 2011 como estruturador e diretor geral de empreendimento de conversão de terras na fronteira agrícola, detido por fundo de investimentos. De 2011 a 2014 teve a posição de diretor superintendente em grande grupo familiar nacional com investimentos no agronegócio, mineração e concessões. De 2015 em diante tem atuado como conselheiro, consultor e reestruturador de grupos familiares e empresas, sobretudo do agronegócio, e em assessoria a investidores do setor.

Roberta Nioac Prado

Formada em Direito pelo Mackenzie, Doutora em Direito pela USP, Sócia fundadora da Legar G&G http://legar.com.br/, Coordenadora do Grupo de Estudos de Empresas Familiares - GEEF (2009/2022 FGV Direito SP - a partir de 2002 - Insper), foi membro do Conselho de Administração da IBGC - 2012/2014 e participou de vários comitês (Conduta, Empresas Fechadas, Editorial). Autora e coordenadora de diversos livros e artigos acadêmicos.