Home/Agenda de Eventos/Governança Corporativa e os efeitos da crise no cenário de privatizações

Webinar

Processos de privatização enfrentam diversos desafios no Brasil, que passam, entre outros fatores, pela conjugação da busca por maior eficiência da alocação de recursos públicos com a avaliação das particularidades de cada empresa estatal e dos ambientes macroeconômico, regulatório, político e social. Em meio à crise causada pelos efeitos da pandemia de COVID-19, as incertezas e complexidades se acentuam.

Para discutir esse assunto, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e o Insper promoveu o webinar Governança Corporativa e os efeitos da crise no cenário de privatizações, que marcou também o lançamento da publicação Governança em Privatizações. Reunimos Amaro Gomes, Secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Sérgio Lazzarini, professor titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper e Wilson Ferreira Junior, Presidente da Eletrobras. O evento foi mediado por André Camargo, coordenador da publicação Governança em Privatizações e sócio do TozziniFreire Advogados.

Produzido por grupo de voluntários e especialistas convidados pelo IBGC, o documento traz recomendações de boas práticas de governança a todos os atores envolvidos no processo de venda de empresas estatais, considerando desde a tomada de decisão inicial até a conclusão da privatização e seus efeitos na administração pública, nas atividades econômicas e na sociedade.

Confira na íntegra a pesquisa.

Veja como foi o webinar:

 

Informações

Data: 24/06/2020

Horário: 18h00

INSCRIÇÕES

24/06/2020 - Webinar: Governança Corporativa e os efeitos da crise no cenário de privatizações

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização

Parceria Insper e IBGC

CONHEÇA OS PALESTRANTES

André Camargo, Coordenador da publicação Governança em Privatizações e sócio do TozziniFreire Advogados

Com 19 anos de experiência, André presta assessoria estratégica a clientes em questões societárias, contratuais, cíveis e de governança corporativa. Possui ampla expertise em fusões e aquisições, reorganização societária, reestruturação de empresas e assuntos relacionados à responsabilidade de administradores, além de atuar em processos que envolvem auditoria e questões anticorrupção. André tem vasta experiência acadêmica, inclusive como professor de diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior, com ênfase nas disciplinas de Direito Societário, Governança Corporativa e Fusões & Aquisições.

Amaro Gomes, Secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais

Formado em Ciências Contábeis (UnB), com especialização em Contabilidade, Custos e Auditoria (FGV), é Mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster. Servidor do Bacen, ocupou diversos cargos e foi chefe do Dep. de Normas do Sistema Financeiro. Em 2009 passou a representar a América Latina no International Accounting Standards Board (IASB). Em 2017 recebeu o prêmio Lancaster University Award for Outstanding Alumni. André Camargo, coordenador da publicação Governança em Privatizações e sócio do TozziniFreire Advogados Com 19 anos de experiência, André presta assessoria estratégica a clientes em questões societárias, contratuais, cíveis e de governança corporativa. Possui ampla expertise em fusões e aquisições, reorganização societária, reestruturação de empresas e assuntos relacionados à responsabilidade de administradores, além de atuar em processos que envolvem auditoria e questões anticorrupção. André tem vasta experiência acadêmica, inclusive como professor de diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior, com ênfase nas disciplinas de Direito Societário, Governança Corporativa e Fusões & Aquisições.

Sérgio Lazzarini, professor titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper

Professor titular da Cátedra Chafi Haddad, que tem por objetivo desenvolver pesquisas e promover debates voltados à ciência da administração, com foco na relação entre o setor público e privado, assim como temas de estratégia empresarial e investimentos de alto impacto social e ambiental. É Ph.D. em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University. Professor Titular do Insper, atuou como diretor de pós-graduação stricto sensu de 2013 a 2015 e liderou o Centro de Estudos em Negócios de 2003 a 2006 (na época, Centro de Pesquisas em Estratégia), período em que atuou em projetos desenvolvidos em parceria com empresas de diversos setores. Foi professor visitante na Harvard University em 2010 e em 2012. As duas experiências resultaram em livros: Capitalismo de Laços, publicado no Brasil em 2011 pela editora Campus Elsevier, e Reinventing State Capitalism: Leviathanin Business, Brazil and Beyond, em co-autoria com Aldo Musacchio, lançado nos Estados Unidos no início de 2014 pela Harvard University Press. Além disso, tem publicado regularmente em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais de destaque, como Strategic Management Journal, Academy of Management Journal, Organization Science e Strategic Entrepreneurship Journal. Produz pesquisas sobre estratégias empresariais em mercados emergentes e relações entre empresas privadas e setor público, temas que também tem abordado em palestras corporativas e entrevistas na imprensa. Recentemente, tem trabalhado em parceria com diversas empresas e organizações sem fins lucrativos para disseminar os chamados investimentos de impacto, que buscam resultado social mensurável além de retorno financeiro. Nessa linha, coordena o Insper Metricis, núcleo de estudos em investimentos e medição de impacto socioambiental. No Insper desde 2002, é professor dos cursos de Estratégia Competitiva e Corporativa (graduação), Estratégia Empresarial em Mercados Emergentes (MBA) e Estratégia Competitiva (mestrado). Também atuou como Coordenador da Graduação de Administração de 2005 a 2006, Diretor Acadêmico de Graduação e Mestrado de 2007 a 2008, e Diretor Acadêmico de Graduação em 2009 e Diretor Acadêmico de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa de 2013 a 2015.

Wilson Ferreira Junior, Presidente da Eletrobras

Wilson Ferreira Junior é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, desde 1981, e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie, desde 1983. Cursou mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui várias especializações, dentre as quais Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie), Marketing (Fundação Getúlio Vargas) e Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co.). Na Companhia Energética de São Paulo (Cesp) exerceu diversos cargos, incluindo o de diretor de Distribuição (1995 a 1998). Foi presidente da RGE de 1998 a 2000, presidente do Conselho de Administração da Bandeirante Energia S.A. de 2000 a 2001 e presidente da CPFL Paulista entre 2000 e 2002. Em 2002, tornou-se presidente da CPFL Energia, cargo que ocupou até 2016. Presidiu também a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entre os anos de 2009 e 2010.