Home/Agenda de Eventos/A governança corporativa como ela é: práticas de empresas familiares no Brasil

Governança corporativa é o sistema pelo qual empresas e organizações são dirigidas e monitoradas, envolvendo relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de controle e outras partes interessadas. Para analisar como as coisas têm funcionado no país, o Núcleo de Negócios Familiares – que integra o Centro de Estudos em Negócios (CENeg) do Insper – promoveu o debate A governança corporativa como ela é: práticas de empresas familiares no Brasil.

O foco principal foram as práticas de governança familiar, societária e corporativa em empresas familiares brasileiras e nas questões de influência no sucesso das empresas através de gerações. O conteúdo foi abordado em uma apresentação e discussão sobre artigo publicado pelos membros Fernando Curado, Thiago Penido, Aline Porto e Fernando Chaddad na revista Harvard Business Review Brasil, em setembro.

Acompanhe ao vivo!

 

Informações

Data: 6/11/2018

Horário: 18h30

Local: Sala Amador Aguiar – 1º andar - Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

18h30

Welcome Coffee

19h

Abertura | Marcos Lisboa (Insper)

19h15

Formalização da criação do Clube de Empresas Familiares do Insper

19h30

A governança corporativa como ela é: práticas no Brasil

20h15

Perguntas do público

20h30

Encerramento

INSCRIÇÕES

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,

Insper

Conheça os palestrantes

FERNANDO CURADO

Sócio-Diretor da F.Curado Governança e Sucessão, desde 1991. Fez ainda carreira executiva no Grupo Ultra, onde foi diretor executivo da Ultratec Engenharia, e foi diretor presidente da Probel. É engenheiro industrial pela PUC-RJ, MS pela Purdue University, e possui Ph.D. pela North Carolina State University. É autor dos livros “A Empresa Familiar a Salvo de Rupturas” e “Conselho de Administração Eficaz para Sociedades de Capital Fechado”.

THIAGO PENIDO

Sócio da F.Curado Governança e Sucessão, desde 2016. Fez carreira executiva na indústria de infraestrutura, quando foi superintendente de operações da Serveng Engenharia e Diretor de Planejamento Estratégico do Grupo Serveng, além de ter sido summer associate na WR Grace. Atuou ainda em consultoria de estratégia, na AT Kearney. Foi membro do conselho de administração da Corumbá Concessões e do conselho curador da FLUPP – Fundação Lúcia e Pelerson Penido. É engenheiro civil pela FAAP e MBA pela Kenan-Flagler Business School – University of North Carolina at Chapel Hill.

ALINE PORTO

Sócia da BanyanGlobal, empresa internacional especializada em empresas familiares. Tem mais de 15 anos de experiência em consultoria, atuando com empresas familiares em temas como governança, estratégia, sucessão e desenvolvimento de futuras gerações. Atualmente é a sócia responsável pela BanyanGlobal no Brasil. Antes de atuar na Banyan, Aline foi Sócia da consultoria Monitor Group, onde trabalhou por mais de 10 anos, e onde co-liderou a criação da prática de negócios familiares da empresa. Também já atuou no terceiro setor, como Diretora de Educação do Instituto Ayrton Senna. É Engenheira de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, e MBA pelo INSEAD.

FERNANDO CHADDAD

Executivo da indústria de serviços profissionais com responsabilidade por P&L, Dr Chaddad conta com 20 anos de experiência formulando estratégia e liderando ciclos de transformação em clientes, principalmente nas verticais de produtos de consumo e varejo. Graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Offenburg (Alemanha), MBA pela Tuck School of Business (Dartmouth College), e PhD em Estratégia pela Kenan-Flagler Business School (UNC Chapel Hill), com foco em governança corporativa. É autor do livro “Do Private Equity Buyouts Create Value?” Como praticante, Dr. Chaddad é investidor e membro de conselhos de organizações familiares desde 2010. Hoje, Dr. Chaddad é conselheiro da Holding Varanda e do Instituto Rodrigo Mendes