Home/Agenda de Eventos/Políticas públicas e gestão para uma educação de qualidade

Um sistema educacional de sucesso é aquele que tem foco no estudante, que reduz as desigualdades de aprendizagem, valorizando e promovendo a equidade. Para analisar a trajetória do sistema de educação brasileiro e propor melhorias, precisamos aprofundar o conhecimento sobre os sistemas bem-sucedidos, entendendo seus contextos, a construção histórica de seus avanços e, principalmente, os desafios que enfrentaram e ainda enfrentam.

Neste sentido, a Cátedra Instituto Unibanco no Insper e a Camino Education realizaram debate sobre a importância das políticas públicas e de uma gestão com foco na qualidade da educação, na aprendizagem dos estudantes e em sua permanência na escola. O evento Políticas públicas e gestão para uma educação de qualidade contou com a participação de Carolina da Costa (Insper), Fernando Shayer (Camino Education), Susan Fuhrman (Teachers College Columbia University) – clique aqui para acessar a apresentação, Douglas Ready (Teachers College Columbia University), Linda Massey (Ontario Principals’ Council) – clique aqui para acessar a apresentação, Sean Harford (Ofsted) – clique aqui para acessar a apresentação, Mirela Carvalho (Instituto Unibanco) – clique aqui para acessar a apresentação e Letícia Lyle (Camino Education).

Veja como foi:

 

Informações

Data: 15/05/2019

Horário: 08h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Insper

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Programação

8:30

Recepção e welcome coffee

9:00

Abertura Carolina da Costa (Vice-Presidente do Insper), Ricardo Henriques (Superintendente Instituto Unibanco) e Fernando Shayer (Camino Education),

9:30

Apresentação dos palestrantes
Susan Fuhrman (Teachers College Columbia University), Douglas Ready (Teachers College Columbia University), Linda Massey (Ontario Principals’ Council), Sean Harford (Ofsted), Mirela Carvalho (Instituto Unibanco)

10:45

Debate e perguntas da plateia
Mediação de Letícia Lyle (Camino Education)

12:00

Encerramento

INSCRIÇÕES

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Douglas Ready

Douglas Ready é Professor Associado de Educação e Políticas Públicas e diretor do Consortium for Policy Research in Education (TC/CPRE), no Teachers College, Columbia University. Sua pesquisa explora as ligações entre política educacional, política social e equidade educacional, com um foco particular em como as políticas contemporâneas moderam ou exacerbam as disparidades sociodemográficas no desenvolvimento cognitivo.

Letícia Lyle

Leticia é sócia fundadora e Global Chief Education Officer da Camino Education. Ela tem vasta experiência no desenvolvimento e implementação de metodologias de ensino, currículo e preparação de professores para o século XXI. Vencedora do Prêmio Early Career 2017 do Teachers College, Columbia University, por seu trabalho com programas de aprendizado socioemocional para estudantes de baixa renda no Brasil. Leticia foi Diretora de Currículo, Avaliação e Capacitação de Professores da Somos Educação e Presidente do Instituto Somos, concebendo estratégias para projetos de grande porte que apoiam escolas e instituições parceiras em seus desafios de transformação e obtenção de qualidade. Como empreendedora do setor, Leticia fundou a AfterSchool Educação, uma escola experimental de educação infantil focada no socioemocional em São Paulo, e o Instituto Vila Educação, uma organização sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma das maiores escolas públicas. programas de aprendizado emocional no Brasil, atendendo mais de 250 escolas em todo o país.

Linda Massey

Ontario Principals’ Council (Canadá) É consultora em educação e trabalha em colaboração com o Ministério de Educação de Ontário na área de desenvolvimento professional e liderança. Organiza cursos para diretores e vice-diretores e coordena projetos do Conselho de Diretores de Ontário. Linda já atuou como professora e diretora escolar. É autora de “The Principal as Professional Leaning Community Leader”, e, desde 2005, lidera um importante projeto, o Leading Student Achievement: Networks for Learning.

Mirela Carvalho

Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco. Foi gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna, assessora na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Economista, é doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Sean Harford

Diretor Nacional do Escritório de Padrões da Educação da Inglaterra (Ofsted) desde 2015, supervisiona a política de inspeção das instituições de ensino. Desde 2003, quando entrou para o Ofsted na função de Inspetor Escolar, tem trabalhado no departamento de Melhoria das Escolas e Políticas de Inspeção e especializou-se no monitoramento de escolas críticas. Já atuou em escolas secundárias como gestor e professor, tendo sido também consultor para Autoridades Locais de Educação.

Dr. Susan Fuhrman

A Dra. Susan Fuhrman é Presidente Emérita do Teachers College, Columbia University, Diretora Fundadora e Presidente do Management Committee of the Consortium for Policy Research in Education (CPRE) e ex-Presidente da National Academy of Education. Susan também faz parte do Comitê Consultivo da Camino Education. O histórico substancial de liderança da Dra. Fuhrman inclui seu mandato como reitora da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Pensilvânia de 1995 a 2006, onde também foi professora na George and Diane Weiss. A Dra. Fuhrman foi influente na criação de uma nova escola pública como parte da iniciativa de melhoria da Penn’s West Philadelphia. Também co-criou a Teachers College Community School, uma parceria de serviços educacionais e sociais com diversas escolas públicas que destinam-se a trazer a liderança universitária para a melhoria da escola de bairro, no West Harlem. O Dra. Fuhrman atua no Conselho de Diretores da Hawn Foundation, é curadora do Comitê de Desenvolvimento Econômico e é membro do Conselho de Governadores da Pardee RAND Graduate School. Ela é ex-vice-presidente da American Educational Research Association, bem como ex-membro do Conselho de Administração da Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching. Ela atuou como diretora não executiva da Pearson plc, uma empresa internacional de educação e publicação de 2004-2013. Dra. Fuhrman é graduada e pós-graduada em história pela Universidade Northwestern e Ph.D. em Ciência Política e Educação no Teachers College e Columbia University. Seu trabalho concentra-se em melhorar a qualidade da pesquisa em educação, as relações intergovernamentais e as reformas baseadas em padrão de qualidade. Ela também escreveu amplamente sobre políticas e finanças educacionais, entre seus livros recentes estão The State of Education Policy Research (com David K. Cohen e Fritz Mosher, 2007); e The Public Schools (As Instituições da American Democracy Series, com Marvin Lazerson, 2005). O trabalho da Dra. Fuhrman foi reconhecido por uma ampla variedade de organizações internacionais, nacionais, estaduais e locais.