Home/Agenda de Eventos/Fortaleza: Rede Cuca e Belém: Usinas da Cidadania

Webinar

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper promove, durante o mês de julho, o ciclo de webinários Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia. Composta por quatro painéis, a série é uma iniciativa do Núcleo de Urbanismo Social, resultante de uma parceria firmada com a universidade Urban Eafit, de Medellín, Colômbia, e a Cities Alliance, organismo internacional que atua contra a pobreza nas cidades e pelo desenvolvimento sustentável.

Os eventos contarão com a participação de especialistas, gestores públicos e do terceiro setor e representantes de movimentos sociais, que abordarão casos exitosos e atuais de ações em urbanismo social em Recife, São Paulo, Fortaleza e Belém, no Brasil, e Costa Rica, Panamá, África do Sul e Índia.

No segundo webinar do ciclo Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia foram apresentados os casos da Rede Cuca, de Fortaleza, Ceará, e das Usinas da Cidadania, de Belém, no Pará.

Urbam EAFIT

O Urbam é um centro de estudos urbanos e ambientais para formação, pesquisa e projeção social sobre processos urbano-ambientais; um espaço de reflexão crítica orientado para a ação em contextos territoriais emergentes e transformadores que faz parte da Universidade EAFIT, situada em Medellín, Colômbia. Urbam EAFIT é parceira do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper no curso de Pós-graduação em Urbanismo Social.

Cities Alliance

Cities Alliance, fundada em maio de 1999, é uma parceria global que luta contra a pobreza urbana e apóia as cidades para proporcionar um desenvolvimento sustentável. Para gerenciar suas atividades, a Cities Alliance opera um fundo de vários doadores com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos, como anfitrião e administrador. Membros diferentes fornecem orientação, financiamento e defesa de direitos.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 8/07/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Davi Gomes

Mestre em Design pela Escola Superior de Design ELISAVA, em Barcelona. Atuou como presidente do Instituto Iracema, com projetos de design aplicados na gestão pública e redesenho de espaços urbanos. É um dos coordenadores do projeto que chancelou Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela UNESCO.

Evaniza Rodrigues

Militante do movimento de moradia, começou sua atuação na Pastoral da Juventude da Região Belém em São Paulo, onde firmou seu compromisso com a luta popular. Participa há mais de 30 anos do Movimento Sem Terra Leste 1, com foco em Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes, na luta pela terra e pela construção de moradias por mutirão com autogestão. Foi coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, chefe de gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades e assessora da presidência da Caixa Econômica Federal na implementação do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Ricardo Balestreri

Ex-secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Ex-presidente do Subsistema Nacional de Inteligência em Segurança Pública. Ex-presidente da Anistia Internacional no Brasil. Ex-membro do Comitê Nacional de Educação para Direitos Humanos da Presidência da República. Agraciado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República na categoria "Segurança Pública", em 2011.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e da plataforma Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade.