Home/Agenda de Eventos/Experiência de crise e segurança psicológica: hoje em casa e amanhã no trabalho

Webinar

A experiência emocional no isolamento social começa a ficar difícil de ser enfrentada pelas pessoas. Para quem trabalha, soma-se a insegurança e a incerteza do futuro na empresa. Nestas condições, a segurança psicológica e o equilíbrio emocional são fatores essenciais para um retorno adequado ao ambiente de trabalho para o enfrentamento de eventuais cenários adversos.

Os elementos culturais anteriormente conhecidos serão reanalisados e ressignificados com intenção de dar orientação aos comportamentos individuais e grupais. A segurança psicológica do ambiente neste momento será decisiva para a revinculação e a continuidade do trabalho com saudabilidade e produtividade.

No webinar Experiência de crise e segurança psicológica: hoje em casa e amanhã no trabalho, Lucyane Rezende Barros, diretora de RH da Unilever Brasil, e o Professor do Insper, Luis Felipe Cortoni, debateram os principais aspectos do equilíbrio emocional no isolamento social, variáveis que interferem na segurança psicológica e que podem ser administradas pela empresa, variáveis que dependem dos profissionais, aspectos práticos e exemplos para garantir a sensação de segurança psicológica.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Leituras recomendadas:

• Edmondson and Lei (2014). “Psychological Safety: The History, Renaissance, and Future of an Interpersonal Construct,” Annual Review Organizational Psychology and Organizational Behavior.
  • Edmondson (1999). Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative Science Quarterly, June 1999.
  • How to build and rebuild trust

Veja como foi o webinar:

Realização:

Data: 11/06/2020

21/05/2020 - Webinar: Experiência de crise e segurança psicológica: hoje em casa e amanhã no trabalho

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA A PALESTRANTE

Lucyane Rezende Barros​

Formada em psicologia, pós- graduada em Consultoria Interna de RH e com MBA em Business Administration, Management and Operations pela FDC.​ Estudiosa e apaixonada pelas Ciências Humanas e como potencializar o capital humano dentro das organizações. Há mais de 20 anos dedica sua carreira profissional para gerir times, especialmente os de RH, ajudando GENTE a cuidar de GENTE. Além de ter um grande foco no desenvolvimento de líderes humanos que transformam seu entorno e geram resultados de impacto. ​Desde 2011 atua como Diretora de RH da Unilever Brasil e há 4 anos está na linha de frente da gestão de RH para o time de Supply Chain, com a missão de liderar pelo exemplo, construindo propósito e co-construindo valor a todos que ali pertencem.

Luis Felipe Cortoni​

Psicólogo, 34 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e equipes. Iniciou sua carreira em RH na Mercedes Benz do Brasil, foi gerente de RH na Cia. Engenharia de Tráfego. Realizou trabalhos de consultoria para empresas da Europa (Portugal/ Espanha) da América Latina (Argentina, Peru, El Salvador, Costa Rica e Colômbia) e da África (Moçambique). Ex professor universitário nas cadeiras de sociologia e sociologia da educação. Ex professor na Pós-graduação da Fundação Vanzolini – POLI/USP. Professor do Insper na área da Educação Executiva. Consultor convidado em programas de capacitação da HSM. Especialização em Transtorno Mental Relativo ao Trabalho no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. ​Membro fundador da Ariele Brasil (associação de psicosocioanálise) ​. Colaborador do livro: Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos de competição. Atlas 2010, 2ªed. Autor de vários artigos publicados na imprensa.