Home/Agenda de Eventos/Ensino médio é o foco de novo estudo da série Excelência com Equidade

O Centro de Educação do Insper recebeu Iede, Fundação Lemann, Itaú BBA e Instituto Unibanco para o lançamento do estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino de darem um suporte efetivo às escolas. O material mapeia escolas de Ensino Médio que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados educacionais.

Com o objetivo de entender a fundo as estratégias e práticas pedagógicas, de gestão e administrativas que influenciam a aprendizagem dos estudantes, o novo relatório dá sequência a uma série de estudos iniciados em 2012. Primeiramente, foram analisadas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental com bons resultados e, a partir de 2015, escolas dos anos finais. A série conta com oito relatórios já divulgados.

Durante o evento, foi lançada também a plataforma Mapa da Aprendizagem, iniciativa de Iede, Fundação Lemann e Itaú BBA, que reúne dados do Brasil e do mundo no Pisa 2015.

 

Realização

logotipo do Insper

 

Informações

Data: 25/09/2019

Horário: 08h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 –Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n –Vila Olímpia

Programação

8h às 9h

Credenciamento e welcome coffee

9h às 9h15

Abertura institucional – Carolina da Costa

9h15

  • Lançamento da plataforma de dados educacionais Mapa da Aprendizagem

Apresentação: Ernesto Faria

10h

  • Lançamento do estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino de darem um suporte efetivo às escolas

Apresentação: Ernesto Faria e Gustavo Rodrigues

10h40

Coffee break

11h

Mesa de discussão: Estratégias e práticas das escolas de ensino médio com bons resultados educacionais

Convidados: José Joaquim Neto, Marcelo Ribett, Uanne Araújo

Mediação: Lecticia Maggi

12h

Mesa de discussão: Qual o ensino médio que queremos?

Convidados: Daniel Costa, Pedro Trajano,  Rayane Aparecida da Silva e Ricardo Henriques

Mediação: Ernesto Faria

INSCRIÇÕES

Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.

É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.

25/09/2019 - Ensino médio é o foco de novo estudo da série Excelência com Equidade

  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Adijane Nascimento

Cursou licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE) e é especialista em Geografia do Mundo Tropical para o Ensino Fundamental e Médio também pela UPE. Foi professora da educação básica e, desde 2017, é assistente de gestão na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jornalista Jáder de Andrade, na cidade de Timbaúba (PE).

Daniel Carlos da Costa

Pedagogo, especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Desde 2015, é coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) 6, em Sobral (CE).

Ernesto Martins Faria

Economista pelo Insper, com extensão em Econometria Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorando em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Desde 2012, coordena a série de estudos Excelência com Equidade. Em 2017, fundou a Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede

Gustavo Rodrigues

Formado em ciências sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP), atua em pesquisas há 12 anos, com foco principalmente em metodologias qualitativas e etnografia. Já trabalhou para empresas como Instituto Ayrton Senna, Todos Pela Educação e Fundação Lemann. Foi coordenador de campo do Excelência com Equidade no Ensino Médio.

José Gomes Neto

Cursou licenciatura em filosofia pela PUC-Goiás, bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é especialista em docência pela FABEC. De 2010 a 2015 foi professor de filosofia e Projeto de Vida no Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes, de Goiânia. Desde 2015, é diretor da instituição. Também é colaborador da Superintendência de Educação Integral na formação das escolas integrais.

Lecticia Maggi

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo SENAC-SP. Atualmente, cursa especialização em Psicossociologia das Juventudes e Políticas Públicas na Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP). Trabalhou no iG, na Editora Abril e na Fundação Estudar. Está no Iede desde sua fundação, em 2017.

Marcelo Ribett

Cursou licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialização em Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). De 2008 a 2015 foi professor na rede municipal. Em 2015, após processo seletivo, ingressou como diretor na Escola Estadual Ponto do Alto, em Domingos Martins (ES).

Pedro Alessandro Trajano

Natural de Timbaúba (PE) tem 17 anos e cursa o 3° ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jornalista Jáder de Andrade. Participa da seleção de futsal da escola, tendo sido campeão em 2018. É um dos jovens escolhidos para acolher novos alunos. Sonha em estudar psicologia.

Rayane Aparecida da Silva

Tem 17 anos e é natural de Goiânia (GO), onde vive com seus pais. Cursa o 2ª ano do ensino médio no Centro de Ensino em Período Integral Professor Pedro Gomes. Faz parte do Clube de Voleibol e atua como jovem acolhedora, apresentando a escola a novos alunos. Quer utilizar sua paixão por moda na carreira de estilista ou design de moda.

Ricardo Henriques

Economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação (MEC) e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Durante mais de 30 anos, foi professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Uanne Freire Bezerra

Concluiu licenciatura em Ciências Biológicas e cursos de especialização em Prática do Ensino de Biologia e em Gestão da Prática Pedagógica na Educação Básica. É professora da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio Parente Muniz, em Salgueiro (PE), desde 2010. Em razão de seu estudo sobre a ação larvicida e ovicida do líquido da castanha de caju no mosquito Aedes Aegypt ganhou diversos prêmios. Dentre eles, o “Respostas para o Amanhã”, em 2018.