Home/Agenda de Eventos/Estatística e ciência de dados nos tempos da pandemia

Webinar

O webinar Estatística e ciência de dados nos tempos da pandemia, promovido pelo Núcleo de Pesquisa Ciências de Dados e Decisão reuniu Fábio Eiji Arimura (vice-coordenador do Pronto Socorro de Pneumologia do InCor), Leonardo Soares Bastos (Pesquisador associado do PROCC/Fiocruz) e Paulo Marques (Professor do Insper), que discutiram alguns dos problemas encontrados na modelagem, previsão e tomada de decisão acerca da pandemia do novo Coronavírus. Entre elas, subnotificação, atraso de notificação, missing data, sensibilidade e especificidade nos testes, razão de casos e leitos de enfermaria e de UTI, bem como de ensaios clínicos controlados e observacionais e medições dos impactos do distanciamento social. O evento foi mediado pelo professor do Insper, Hedibert Freitas Lopes.

Veja como foi o webinar:

Realização:

Data: 22/06/2020

22/06/2020 - Webinar: Estatística e ciência de dados nos tempos da pandemia

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Fábio Eiji Arimura (Vice coordenador do Pronto Socorro de Pneumologia do InCor)

Médico e Pneumologista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Vice-Coordenador do Pronto Socorro de Pneumologia do Instituto do Coração (InCor/HC-FMUSP). Vice-Coordenador da Complementação Especializada em Doenças Intersticiais Pulmonares do InCor. Coordenador da Sub-Comissão de Doenças Intersticiais da Sociedade Paulista de Pneumologia. Membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, American Thoracic Society, European Respiratory Society. Pneumologista dos Hospitais: Instituto do Coração, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP Mirante e Hospital Israelita Albert Einstein

Leonardo Soares Bastos (Pesquisador associado do PROCC/Fiocruz)

Pesquisador associado do PROCC/Fiocruz, Rio de Janeiro e research fellow na LSHTM, Londres, Reino Unido. Atua no desenvolvimento de modelos estatísticos bayesianos aplicados a dados de doenças infecciosas. Membro do grupo de métodos analíticos de vigilância epidemiológica (MAVE) que atua no enfrentamento da COVID-19 no Brasil via análise de dados.

Paulo Marques (Professor do Insper)

Bacharel em Física e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo. Empreendedor na área de tecnologia e consultor, atualmente é Professor e Pesquisador do Insper, Instituto de Ensino e Pesquisa em São Paulo.

Hedibert Freitas Lopes (Professor do Insper)

Ph.D. em Statistics and Decision Sciences pelo Institute of Statistics and Decision Sciences, da Duke University, em 2000; e seu MSc. em Estatística pelo Instituto de Matemática da UFRJ em 1994. Antes de se juntar ao Insper, em 2013, atuou por 10 anos na Universidade de Chicago, como Assistant e Associate Professor of Econometrics and Statistics da Booth School of Business. Desenvolve pesquisas em Estatística Bayesiana, Análise Fatorial, Métodos Computacionais, Séries Temporais e Modelos Dinâmicos, Volatilidade Estocástica Multivariada, Teoria do Valor Extremo, Filtros de Partículas, Estatística Espacial, Micro-econometria e Macro-econometria. Tem seis livros publicados, além de mais de 70 artigos científicos e relatórios técnicos. Parecerista de mais de 30 revistas internacionais, ministrou 200 palestras e 25 minicursos e tutorais na última década.