Home/Agenda de Eventos/ESG nos mercados financeiro e de capitais: um novo paradigma

As discussões sobre ESG (environmental, social and governance – em português: ambiental, social e governança) fizeram eco nos últimos anos junto às operações e instituições que atuam nos mercados financeiros e de capitais, agregando novos objetivos e requisitos para atuação e realização de investimentos, bem como trazendo impactos na forma de condução das instituições e dos investidores. Como esse caminho tem se desenvolvido, qual o momento que estamos experimentando e quais os desafios e desejos para o futuro são os temas que norteiam o presente.

Para debater essas e outras questões, participaram do encontro Camila Valverde, fundadora da Associação Baiana de Assistência à Criança Cardiopata (ABACC) e membro da Coletividade – Grupos de Profissionais em Diversidade e Inclusão, Nathália Haddad Rodrigues, docente líder do LL.M. de Mercados Financeiro e de Capitais do Insper e Sonia Consiglio Favaretto, especialista em sustentabilidade, colunista do Valor Investe e SDG Pioneer pelo Pacto Global das Nações Unidas. A abertura institucional foi realizada por Marcos Lisboa, presidente do Insper e  por Vanessa Rahal Canado, coordenadora da pós-graduação e dos cursos de educação executiva em Direito do Insper.

Evento realizado presencialmente e via Microsoft teams.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Assista como foi o evento:

Informações

Data: 14/12/2021

Horário: 19h00

Local: Sala: José Ermírio de Moraes, 1º andar.

Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia. CEP: 04546-042 São Paulo – SP

Estacionamento: Netpark - Entrada pela Rua Uberabinha, s/no.

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Camila Valverde

Possui ampla experiência no setor privado, tendo ocupado posições de liderança na área de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Relações Governamentais e Operações em diferentes regiões do país. Ao longo de 25 anos de carreira profissional, desenvolveu e implementou projetos de impacto na área de Direitos Humanos relacionados à capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho e do empoderamento econômico feminino através de uma iniciativa empresarial pioneira denominada Movimento Mulher 360. Já na área ambiental, atuou no desenvolvimento de ferramentas para pecuária sustentável no varejo e em articulação e implementação de logística reversa de resíduos sólidos em parceria com diversos atores nacionais. Camila é baiana, administradora de empresa, especialista em Administração de Serviço pela Universidade Federal da Bahia e mestranda em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Unifacs-BA. Fundadora da ABACC – Associação Baiana de Assistência à Criança Cardiopata e membro da Coletividade – Grupos de Profissionais em Diversidade e Inclusão.

Nathália Haddad Rodrigues

Advogada, especialista em Direito e Economia, e docente Líder do LLM de Mercados Financeiro e de Capitais. Atua como diretora jurídica e de compliance da Nomad Global, tendo servido por muitos anos como vice-presidente para Global Banking and Markets no Bank of America, passando também pelo Freitas e Leite Advogados, na área de Mercados Internacionais, e na BM&FBOVESPA (atual B3 S.A.), para o desenvolvimento de normas e projetos. Foi lá que, em 2009, conheceu o trabalho potente de Sônia Favaretto, e despertou para a relevância e impacto da temática ESG no mercado financeiro e de capitais.

Sonia Consiglio Favaretto

Atua com sustentabilidade, comunicação e investimento social privado há mais de vinte anos, com passagens por BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como SDG Pioneer, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi diretora da B3 e presidente do Conselho Deliberativo do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos e presidente do board da Rede Brasil do Pacto Global. Autora do livro #vivipraver – A história e as minhas histórias da sustentabilidade ao ESG.