Home/Agenda de Eventos/ESG na prática: o que falta para ser realidade nos negócios

Webinar

Questões ambientais, sociais e de governança (ESG) vêm sendo cada vez mais incorporadas pelas organizações como critérios na análise de desempenho, indo além das tradicionais métricas econômico-financeiras. Entretanto, o impacto que essas ações geram no ambiente dos negócios e nas comunidades em que as organizações estão inseridas ainda precisa de uma visão mais prática, principalmente em termos de mensuração.

No webinar ESG na prática: o que falta para ser realidade nos negócios, Luiz Vieira, professor do Insper, recebeu Priscila Claro, líder do tema de Sustentabilidade do Insper, Claudia Sender, membro dos conselhos de administração das empresas Embraer, Gerdau, LafargeHolcim e Telefonica, e Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 1/06/2021

01/06/2021 - ESG na prática: o que falta para ser realidade nos negócios
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Claudia Sender

Board Member na Embraer, Gerdau, LafargeHolcim e Telefonica. Claudia Sender foi CEO e vice-presidente sênior da Latam no Brasil. Claudia é conhecida por ser a primeira mulher a estar em uma posição de alto escalão em companhias áreas no país. Seu nome ainda está na lista das 10 mulheres mais poderosas do Brasil, realizada pela revista Forbes. Claudia Sender possui formação em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo – USP e MBA pela Harvard Business School, nos Estado Unidos.

Luiz Vieira

Presidente e fundador da Nexus Partners, empresa de consultoria em Gestão Estratégica e Operações, com experiência em várias empresas e setores e conselheiro independente de empresas. Por mais de 25 anos, foi sócio vice-presidente da Strategy& (ex-Booz & Company). No Insper, atua como professor Senior Fellow em cursos de Pós-graduação (lato e stricto sensu) e Educação Executiva nas disciplinas de Estratégia e Operações. Luiz participa dos respectivos Núcleos de Docentes Estruturantes (NDE) como líder da trilha de Estratégia e Negócios e é líder do Núcleo de Estudos em Supply Chain. Foi membro da Comissão Externa de Avaliação (CEA) do Insper desde a sua criação, em 2006, até 2018. PhD em Engenharia, MBA e MSc em Pesquisa Operacional pelo Massachusetts Institute of Technology (USA); MSc em Transportes pela COPPE/UFRJ (Brasil).

Marta Pinheiro

Diretora ESG da XP Inc. Antes de assumir a diretoria de ESG, Marta foi head de business development, liderando um time focado em inovação, gestão e transformação dos negócios da XP Inc, pilares fundamentais da estratégia de Gente & Gestão do grupo. Formada em administração pública pela FGV-SP, atuou em consultoria de estratégia e gestão por 8 anos e no Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Na XP, liderou as iniciativas de integração das corretoras Rico e Clear, viabilização do Banco e seus produtos (Resgate Express), criação da área de Inovação, entre outros. É líder do grupo MLHR3 que foi responsável pelo compromisso da XP Inc. em chegar até 2025 com 50% de mulheres em todos os níveis hierárquicos.

Priscila Claro

Professora Associada e Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão. Ministra disciplinas nas áreas de Estratégia, Sustentabilidade e Negócios Sociais. Desenvolve consultoria e pesquisa nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, bem como relatórios de sustentabilidade no padrão GRI. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre pela Universidade de Wageningen (WUR), na Holanda, em Gestão Socioambiental, e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras. Foi Coordenadora Acadêmica de Programas Executivos no Insper de 2006 a 2012. Na área de educação, trabalhou como docente em tempo parcial na EASP/FGV de 2013 a 2015 e como professora nos Programas de Educação Executiva da FUNDACE, Unisinos, Newton Paiva, FIA, São Paulo, GV-PEC.