Home/Agenda de Eventos/Erradicação da extrema pobreza

Webinar

No dia 17 de agosto, às 16h, o Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper promoveu mais um encontro da série de webinars Política Pública em Debate.

A conversa abordou o tema da erradicação da extrema pobreza e colocou em discussão como identificar essa condição e as suas causas, assim como analisar os impactos da focalização em programas de transferência de renda e a importância da inclusão produtiva para a geração de autonomia.

A abertura institucional foi realizada por Sandro Cabral, professor do Insper. O debate teve a participação de Ricardo Paes de Barros, professor do Insper, Rafael Osório, pesquisador do Internacional Policy Center for Inclusive Growth (IPC-IG) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Janine Mello, diretora adjunta no Ipea. A mediação foi feita por Laura Muller Machado, professora do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 17/08/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Janine Mello

Especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG). Possui graduação e mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), doutorado em Sociologia (UnB) e pós-doutorado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua na administração pública federal desde 2007 em órgãos como Casa Civil da Presidência da República, onde desempenhou atividades como assessora especial, subchefe adjunta de assuntos sociais, coordenadora executiva do Programa Territórios da Cidadania e no monitoramento do Programa de Aceleração do Crescimento. No Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome foi assessora especial e diretora de Gestão e Acompanhamento do Plano Brasil sem Miséria. Atualmente é diretora adjunta de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia no IPEA.

Laura Muller Machado

Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora no Insper. Coordena as pesquisas da cátedra Instituto Ayrton Senna e do Centro de pesquisas do Unibanco.

Rafael Osório

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador sênior do IPC-IG e do Ipea, coordenou estudos e pesquisas e publicou trabalhos nas áreas de pobreza, desigualdade e políticas sociais no Brasil e no exterior. Rafael também serviu o Governo Federal do Brasil como assessor do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2014-2015), diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (2012-2014), e como coordenador de Estudos em Segurança Social e Demografia (2010-2012). Antes de assumir suas responsabilidades atuais junto ao Governo Brasileiro, trabalhou como pesquisador do PNUD no IPC-IG (2004-2009).

Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros é engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e doutor em economia pela Universidade de Chicago. Integrou o IPEA por mais de 30 anos, foi professor visitante da Universidade de Yale, diretor do Conselho de Estudos Sociais do IPEA e subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente, é professor titular no Insper.

Sandro Cabral

Sandro Cabral é professor titular do Insper na área de Estratégia e Gestão Pública. Também é coordenador do Mestrado em Políticas Públicas (MPP) e professor licenciado da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professor visitante na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU) e na HEC-Paris. Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública e tem publicado seus trabalhos em periódicos de ponta como Organization Science, Strategic Management Journal, Journal of Management Studies, Journal of Public Administration Research and Theory, Strategic Entrepreneurship Journal, entre outros. Possui experiência profissional em organizações privadas e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais no Brasil e no exterior.