Home/Agenda de Eventos/Energy Hub: Derivativos de energia, mais eficiência e liquidez nas negociações de preço de energia

O volume de negociação no mercado livre de energia tem se tornado cada vez maior e mais complexo, seja nos tipos de negócios ou na quantidade de players. Por outro lado, a experiência com a negociação e registro de operações no mercado financeiro tem sido a principal fonte de inspiração para ajudar no desenvolvimento sustentável desse mercado.

Como exemplo, o fato de o volume de negociação de energia ultrapassar o de consumo em uma média de cinco vezes, somada à alta volatilidade dos preços, demonstra que existe uma oportunidade para criação de um mercado de derivativos de energia.

O desenvolvimento desse mercado irá ajudar a separar aqueles que precisam negociar energia física daqueles que querem negociar preço, trazendo mais segurança, transparência e uma formação de preços baseada em negócios que representem as expectativas e modelos de todo o mercado.

O Insper em parceria com o BBCE (Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia), e a Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) receberam autoridades e agentes regulatórios do setor energético, especialistas e professores de finanças para uma sequência de painéis de discussão sobre o tema. 

Clique aqui para ter acesso ao material apresentado no evento!

Veja como foi o evento:

 

 

 

 

Realização

Logo Insper e BBCE

Confira a programação completa

Informações

Data: 7/11/2019

Horário: 08h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Prédio 1, Insper

Entrada: Rua Uberabinha, s/n –Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n –Vila Olímpia

Programação

8h

Credenciamento e café de boas vindas

9h

Abertura

9h30

Desafios do desenvolvimento sustentável do mercado de negociação de energia

10h30

Mercado de derivativos no Brasil e no mundo e suas características

11h30

Desenvolvimento do mercado de derivativos de energia

12h30

Encerramento

INSCRIÇÕES

Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.

É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,

Insper

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Reginaldo Medeiros

Presidente Executivo da Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Graduado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Planejamento Energético e Ambiental pela Coppe/UFRJ e MBA em inovação. Ocupou cargos de gestão em empresas de energia e no MME. É membro do COINFRA/CNI e autor do livro "O Capital Privado na Reestruturação do Setor Elétrico".

Paulo Tarso F. de Araujo

Diretor presidente da Petrobras Comercializadora de Energia Formado em Engenharia Eletrotécnica pela UFRJ e pós-graduado em Economia e Gestão em Energia pela COPPEAD/UFRJ. Atua desde 2006 na Petrobras nas áreas de inteligência, estudos do mercado de Energia e Gás e negociação de contratos. Em 2016, foi convidado a ocupar o cargo de Diretor Presidente da Petrobras Comercializadora de Energia, e, em 2019, foi eleito como Conselheiro da ABRACEEL.

David Waltenberg

Head da área de Energia na Siqueira Castro Advogados Advogado com longa experiência em temas jurídico-regulatórios relativos às atividades de energia elétrica, assessorando empresas nacionais e estrangeiras atuantes nesse setor. Também assessorou a elaboração de novos modelos institucionais do Setor Elétrico Brasileiro, nas gestões FHC e Lula.

Sergio Lazzarini

Professor Titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, escola onde leciona desde 2002. Foi visitante na Harvard University, HEC-Paris, Insead, University of St Gallen, Imperial College e University of Utah. Tem pesquisado, recentemente, estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público, e o crescente campo de investimentos de impacto. Coordena o Insper Metricis, o Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental do Insper. Seus mais recentes livros são Capitalismo de Laços (Campus/Elsevier, 2011) e Reinvesting State Capitalism (Harvard University Press, 2014, e Companhia das Letras, 2015, com Aldo Musacchio). É PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University

Fabio Moretti de Góis

Associado da área empresarial de Pinheiro Neto Advogados. Sua atuação tem como foco a estruturação de operações financeiras, especialmente financiamentos domésticos e cross-border, securitização de recebíveis do agronegócio, emissões estruturadas e derivativos. Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2015 e está atualmente cursando Mestrado (LL.M.) em Direito Societário no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa. Em 2018 e 2019, Fábio foi reconhecido pela International Financial Law Review (IFLR) como “notable practitioner” em 4 (quatro) áreas: Banking and finance; Capital Markets – Derivatives; Capital Markets – Debt; Capital Markets – Equity.

Fabiana Carsoni Fernandes

Sócia de Mariz de Oliveira e Siqueira Campos Advogados Atua na área tributária há mais de 15 anos e é Mestranda em Direito Tributário na Universidade São Paulo.

Ricardo Humberto Rocha

Ricardo Humberto Rocha em 2007 concluiu o doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e concluiu o mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2001. Desde 1999 atua como professor do Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa. Consultor da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Consultor da FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos e INFI -Instituto Febraban de Educação, Consultor da B3 S.A, Consultor da Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros e Consultor da Fundação Carlos Chagas. Possui 7 livros publicados. Atua na área de Finanças nos temas Finanças de Mercado, Finanças Corporativas, Gestão de Riscos e Educação Financeira.

Carlos Ratto

Diretor Presidente do BBCE Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, MBA em Finanças pelo Insper, onde também é professor, e em General Management pela BankBoston Universidade Corporativa com extensão pela Rotman School – University of Toronto. Possui formação no Executive Program em Harvard. Mais de 25 anos de carreira e se especializou no segmento financeiro. Esteve à frente da diretoria comercial, de marketing e produtos na Cetip e como Diretor de Marketing & Branding e Novos Produtos na B3. Atualmente ocupa a posição de CEO no BBCE.

Alan de Genaro

Sócio-gerente da Riscométrica e professor associado de finanças da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Possui 15 anos de experiência no mercado financeiro com passagens pela CETIP e BM&FBOVESPA onde ocupou diferentes cargos de liderança. Foi professor de economia na Universidade de São Paulo entre 2014 a 2018. Tem pós-doutorado em matemática aplicada pelo Courant Institute - NYU e doutorado em estatística pela Universidade de São Paulo.

Alexandre Lopes

Diretor Técnico da Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Graduado em economia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Análise e Elaboração de Projetos pela FGV. Assessorou a Superintendência de Regulação Econômica da Aneel. Na Abraceel, dirige as atividades dos grupos técnicos internos, desenvolvimento da regulação, operação do sistema elétrico e evolução do mercado livre.

Leonel Molero Pereira

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1998), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (2003) e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (2009). Atualmente é professor do Insper. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando como docente na disciplina "Derivativos".

Mikio Kawai Jr.

Economista pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutor em Engenharia Civil com ênfase em recursos energéticos pela Unicamp e certificado pelo Advanced Management Program (AMP) da IESE Business School de Barcelona. Possui mais de 20 anos de experiência no setor elétrico. Com passagem no conselho da COGEN e Abraceel, atua hoje como conselheiro do BBCE e como diretor executivo da Safira Energia.