Home/Agenda de Eventos/Encontros com a Diversidade 2019

A Comissão da Diversidade Insper promoverá, de 09 a 13 de dezembro, uma série de debates para discutir temas como o que é diversidade, sociedade mais justa e equânime, aumento da presença feminina na liderança, Libras e identidade no campo profissional. São palestras, rodas de conversas e encontros gratuitos e abertos para todos, basta fazer inscrição e participar.

O primeiro evento, dia 09/12, é uma roda de conversa com a Comissão da Diversidade, sobre a construção e desconstrução da Diversidade. O objetivo dessa atividade é ouvir a opinião dos participantes encontrar formas de tornar a sociedade mais justa e equânime.

O próximo evento, dia 10/12, vai contar com a participação do Professor Fernando Ribeiro, que vai debater o aumento da presença feminina na liderança, com apresentação de uma pesquisa feita em parceria entre o Centro de Estudo de Negócios do Insper e a Talenses.

No dia 11/12, receberemos Alessandro, profissional que atua na área de RH da Natura, estuda na área de Psicologia, se identifica como não-binária, que vai falar sobre o seu processo de transição, os cuidados, as surpresas/descobertas e lições aprendidas e sobre identidade no campo profissional.

Já no dia 12/12, será realizada a exibição do documentário Carta para Além dos Muros, dirigido por André Canto. O filme mostra a cronologia da epidemia de HIV no país por meio de relatos de especialistas e ativistas de diversas gerações e é conduzido por uma narrativa inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu. O longa tem cerca de uma hora e meia de duração e reúne depoimentos de mais de 30 pessoas que fazem parte dessa história, como o médico e escritor Drauzio Varella, a mãe do cantor Cazuza, Lucinha Araújo, os ex-ministros da Saúde José Serra e José Gomes Temporão.

Na sequência de encontros, no dia 13/12, um Aulão de Libras marcará o fim das atividades. Em parceria com a Comissão de Acessibilidade Insper, o encontro tem foco em cumprimentos, saudações e principais termos do dia a dia, e servirá como introdução da Língua Brasileira de Sinais para os participantes.

Realização

Informações

Data: 13/12/2019

Local: Insper

Entrada: Rua Quatá, 300

Estacionamento: Rua Uberabinha s/n

Programação

Dia 1 - 9/12/2019

10h ou 16h (você pode escolher!)

Tema: Reflexão sobre o que é diversidade, vamos construir juntos?

Nessa atividade, propomos encontros para conversarmos sobre os melhores caminhos para se chegar a uma sociedade mais justa e equânime. A pluralidade do pensamento é um valor essencial para o Insper, por isso queremos todas as opiniões juntas para construirmos soluções mais ricas!

Horário: 10h ou 16h
Local: Sala Sebastião Camargo – 1º andar – Prédio 1
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia


 

Dia 2 - 10/12/2019

Credenciamento a partir das 14h30

Tema: Aumento da presença feminina na liderança – Panorama Mulher 2019.

A pesquisa feita em parceria entre o Centro de Estudo de Negócios do Insper e a Talenses. A pesquisa apresenta o panorama das mulheres em cargos de liderança nas empresas em operação no Brasil.

A terceira edição da pesquisa Panorama Mulher 2019, realizada em parceria entre o Centro de Estudo de Negócios do Insper e a Talenses, com o apoio institucional da ONU Mulheres, traz um comparativo histórico do lugar das mulheres nos cargos de liderança em organizações, além de recortes inéditos sobre a intersecção de raça e os efeitos de políticas internas de diversidade e equidade de gênero dentro das empresas em operação no Brasil.

Palestrante: Fernando Ribeiro Leite Neto, docente-pesquisador do Insper
Short Bio – Graduado em economia com doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Atua nas áreas de economia do gênero e macroeconomia da América Latina. Professor Assistente tempo integral do Insper.

Horário: Credenciamento a partir das 14h30
Local: Sala Amador Aguiar – 1º andar – Prédio 1
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia


 

Dia 3 - 11/12/2019

Credenciamento a partir das 14h30

Tema: Exercendo a sua identidade no campo profissional

O mercado de trabalho hoje está buscando se encontrar com os novos anseios e exercícios de identidade do mundo contemporâneo. Como se dá, para o indivíduo, o processo de transição no trabalho para inserir a sua identidade de gênero e como as empresas podem aprender com esse processo?

Palestrante: Alessandro Oliveira de Souza, RH na Natura

Short Bio – Alessandro, atua na área de RH da Natura, estuda na área de Psicologia, se identifica como não-binária. Ela irá nos contar o seu processo de transição, os cuidados, as surpresas/descobertas e lições aprendidas.

Horário: Credenciamento a partir das 14h30
Local: Sala Amador Aguiar – 1º andar – Prédio 1
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia


 

Dia 4 - 12/12/2019

Credenciamento a partir das 18h30, exibição às 19h

Tema: Exibição do documentário Carta para Além dos Muros, dirigido por André Canto. O filme mostra a cronologia da epidemia de HIV no país por meio de relatos de especialistas e ativistas de diversas gerações e é conduzido por uma narrativa inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu. O longa tem cerca de uma hora e meia de duração.

Horário: Credenciamento a partir das 18h30, exibição às 19h
Local: Sala Amador Aguiar – 1º andar – Prédio 1
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia


 

Dia 5 - 13/12/2019

das 15h às 16h

Tema: Aulão de Libras

Teremos uma aula introdutória, com foco em cumprimentos, saudações e principais termos do dia a dia.

Horário: das 15h às 16h
Local: Sala Sebastião Camargo – 1º andar – Prédio 1
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

INSCRIÇÕES

Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.

É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.

09/12 até 13/12 - Semana da Diversidade

  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.