Home/Agenda de Eventos/Gênero e inclusão nas empresas: diálogos sobre o impacto da igualdade de gênero nos países nórdicos e no Brasil

O debate sobre a igualdade de gênero no mundo dos negócios não é uma tendência passageira. Nos últimos anos, muitos estudos foram publicados e empresas comprovam o argumento de que a diversidade e a igualdade são meios essenciais para garantir a sustentabilidade dos negócios.  A globalização da força de trabalho e o crescente número de mulheres no mercado também contribuíram para que, nos últimos anos, essa questão ganhasse maior visibilidade, resultando em novas estratégias de negocio com foco na promoção da igualdade de gênero.

Para debater o tema, o Insper, as embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, o Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil e as Câmaras de Comércio Nórdicas, realizam o evento Gênero e inclusão nas empresas: diálogos sobre o impacto da igualdade de gênero nos países nórdicos e no Brasil.

A região nórdica é reconhecida por sua liderança mundial na igualdade de gênero e representação de mulheres na política, tendo sido a igualdade de gênero fator fundamental para o avanço da vida profissional e social, além do fortalecimento da economia na região nórdica. Compartilhar as experiências nórdicas no que diz respeito a políticas públicas e outras ações é ponto principal do evento, abrindo diálogo entre nórdicos e brasileiros sobre as experiências em igualdade de gênero, transparência e sustentabilidade.

Diálogos Nórdicos

O evento Gênero e Inclusão nas Empresas é uma realização do Diálogos Nórdicos, um projeto das embaixadas nórdicas no Brasil (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) e do Instituto Cultural da Dinamarca. O objetivo é estimular o debate sobre a igualdade de gênero, assunto que tem pautado todas as ações do projeto neste ano. Os próximos eventos serão transparência (2019) e sustentabilidade (2020).

A ideia é ampliar o debate sobre os desafios atuais que o país está enfrentando, servindo de fonte de inspiração a brasileiras e brasileiros por meio do diálogo sobre perspectivas e experiências da região nórdica . O princípio norteador do projeto é a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU sendo que em 2018 a Igualdade de gênero foi tratada ao longo de uma série de eventos e ações de comunicação. Em 2019, será a hora de tratar do fortalecimento da confiança entre instituições e indivíduos. Em 2020, centraremos nossas discussões sobre o crescimento responsável e sustentável.

Acompanhe ao vivo:

Realização

Confira a programação completa do evento e faça sua inscrição!

Informações

Data: 12/11/2018

Horário: 08h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

Entrada: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Estacionamento: Estacionamento Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

8h30

Welcome Coffee

9h

Abertura | Carolina da Costa (Insper)

09h10

Projeto Diálogos Nórdicos e igualdade nos países nórdicos | Nicolai Prytz (Embaixador da Dinamarca)

09h20

Juliana Ramalho (coordenadora do Grupo Temático de Direitos Humanos / Pacto Global) e Adriana Carvalho (Gerente – Princípios de Empoderamento das Mulheres / ONU Mulheres)

Apresentação Rede Brasil do Pacto Global – Juliana Ramalho
Lançamento da Plataforma traduzida Ferramenta de Análises de Lacunas de Gênero – Juliana Ramalho e Adriana Carvalho
Women’s Empowerment Principles (WEPs) – Adriana Carvalho

09h50

Miquel Serra Alquezar (Schneider Electrics)

10h15

WORKSHOPS

Finlândia – Nokia | A educação como meio de promoção da diversidade e igualdade de gênero
Moderadora: Paulina Achurra
Professora adjunta de engenharia no Insper. Antes de ingressar no Insper, a Dra. Achurra fez um pós-doutorado no Departamento de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, trabalhando na pesquisa da Doença de Alzheimer. Ela é Engenheira Química da Universidad de Chile e detém o mestrado e doutorado em Engenharia Química, ambos pela Stanford University.

Noruega – Aker Solutions | As melhores práticas de seleção visando garantir diversidade e igualdade de gênero
Moderador: Edvalter Becker Holz
Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), com estágio sanduíche na École Des Hautes Études Commerciales (HEC Montréal); Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente sou professor no Insper, na trilha de pessoas. Desenvolvo pesquisas sobre tecnologia, organizações e pessoas, com foco em planejamento da força de trabalho e mudança organizacional, e sobre impacto social do conhecimento administrativo.

Dinamarca – Maersk | Com garantir igualdade e promover diversidade em todas as fases da carreira, do início ao fim?
Moderador: Fernando Ribeiro
Doutor em Ciências Sociais (Ciência Política) e bacharel em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atualmente é professor dos cursos de Administração, Economia e Engenharias do Insper. É autor de “Política Cambial, Estabilização Monetária e Balanço de Pagamentos na América Latina e no Brasil”.

Suécia – Business Sweden | Quais os desafios enfrentados pelas mulheres quando decidem ser empreendedoras? Como combinar negócios e família?
Moderadora: Miranda Mitkiewicz
Engenheira ambiental graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrado Executivo em Sistemas Sustentáveis de Energia pela Universidade do Porto. Fundou sua primeira startup em 2010 quando na graduação e trabalha com empreendedorismo inclusivo há 8 anos em mais de 10 países do mundo (Nicarágua, Etiópia, Mongólia, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Uganda, Portugal, Alemanha, EUA, Brasil). Organizadora e líder do programa MIT Global Startup Labs 2018 no Brasil. Atualmente está no último ano de doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo programa MIT Portugal e é da gerência de inovação da Votorantim.

12h

Apresentação dos resultados dos workshops

13h

Encerramento

INSCRIÇÕES

12/11/2018 - Gênero e inclusão nas empresas

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.