No Brasil e no mundo, as disputas eleitorais dos últimos anos foram marcadas por debates sobre o problema da desinformação – estratégias deliberadas para induzir leitores ou espectadores a formarem uma percepção errada da realidade. Por um lado, manipulação de fatos e narrativas para fins políticos não é uma novidade. Por outro, novas tecnologias e hábitos de comunicação e disseminação de informação colocam esses antigos desafios em um novo patamar. Entretanto, ainda não há consenso sobre o impacto de estratégias de desinformação em resultados eleitorais dos últimos anos, nem sobre quais as melhores formas de enfrentar o problema.
O que aprendemos com as eleições de 2018 e com processos eleitorais ao redor do mundo? Quais os perigos já conhecidos, e quais os desafios que ainda estão por vir? Quais as melhores práticas adotadas por plataformas online, sociedade civil e veículos de imprensa para lidar com esses dilemas? Como instituições estatais regulatórias e a Justiça Eleitoral podem se preparar para essas eleições?
Para discutir o assunto, Insper recebeu especialistas de diversas perspectivas profissionais e disciplinares, que se reuniram para discutir a desinformação nas eleições de 2020.
Veja como foi o evento:
Realização
Data: 14/02/2020
Horário: 11h00
Local: Sala Marcos Lopes, 2º andar
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia
Abertura
Painel 1: Diagnósticos
Almoço
Painel 2: Estratégias não-estatais e o papel do mercado
Coffee break
Painel 3: Estratégias regulatórias e judiciais
Encerramento
Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.
É de conhecimento do participante que eventuais filmagens e/ou fotografias realizadas no evento poderão ser utilizadas em qualquer meio de mídia para uso institucional.
Olá,
Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.
Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.
Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.
Atenciosamente,
Insper