Home/Agenda de Eventos/Descarbonizar a mobilidade urbana

Webinar

Durante a pandemia, habitantes da Índia puderam ver, pela primeira vez, em mais de cinquenta anos, o Himalaia. A nuvem de poluição e partículas tóxicas ocultava essa maravilha de quem vivia nas suas proximidades. O transporte é responsável por 14% de todas as emissões de gases contaminantes. Um dos maiores desafios para reduzir os efeitos da mudança climática está na descarbonização do transporte. Diferentes iniciativas estão caminhando nessa direção: eletrificação, incentivo à mobilidade ativa e gerenciamento da demanda do uso de carros particulares.

No webinar Descarbonizar a mobilidade urbana, iremos debater a respeito dos principais desafios para a mobilidade no Brasil ser sustentável e contribuir para a eliminação das emissões de carbono e outros gases contaminantes.

Para o debate, reuniremos Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Elétricos, Maruxa Cardama, secretária-geral da Slocat Partnership – Coalizão Global pela Descarbonização do Transporte, e Paulo Saldiva, coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Vinícius Picanço, professor do Insper, farão a mediação. A abertura institucional do debate será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Ciclo de webinars: Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia
O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. Neste novo ciclo de webinars do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, intitulado Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia, e que será realizado durante o mês de maio, contaremos com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. A série é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Inscreva-se e participe!

Informações

Data: 27/05/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

27/05/2021 - Descarbonizar a mobilidade urbana
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Adalberto Maluf

Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD), gigante chinesa de energia limpa e mobilidade elétrica, e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). É mestre em Economia Política Internacional pela USP. Antes da BYD, trabalhou na Prefeitura paulistana e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton), na parceria com a Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group), em São Paulo.

Maruxa Cardama

Secretária-geral da Slocat Partership, que atua em nível mundial na área de transporte sustentável de baixo carbono, envolvendo governos, organizações multilaterais, ONGs etc. Sua especialidade é o desenvolvimento urbano e territorial, com foco em políticas públicas, capacitação e parcerias.

Paulo Saldiva

Médico patologista. Professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. É membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Atuou também como membro de comissões da OMS, da Organização Meteorológica Mundial e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard em temas de poluição do ar e clima. Integra o Comitê Científico da Urban Health and Wellbeing Programme do International Science Council. Entre 2016 e 2020, foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Sérgio Avelleda

Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.

Vinícius Picanço

Doutor em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU), é professor assistente no Insper, dedicando-se às áreas de Operações e Sustentabilidade. Tem um certificate em Logística e Supply Chain Management pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde atuou como pesquisador visitante. Integra o conselho do The Good Food Institute (GFI) no Brasil e é Assistant Vice-President of Chapters da System Dynamics Society.