Durante a pandemia, habitantes da Índia puderam ver, pela primeira vez, em mais de cinquenta anos, o Himalaia. A nuvem de poluição e partículas tóxicas ocultava essa maravilha de quem vivia nas suas proximidades. O transporte é responsável por 14% de todas as emissões de gases contaminantes. Um dos maiores desafios para reduzir os efeitos da mudança climática está na descarbonização do transporte. Diferentes iniciativas estão caminhando nessa direção: eletrificação, incentivo à mobilidade ativa e gerenciamento da demanda do uso de carros particulares.
No webinar Descarbonizar a mobilidade urbana, debatemos a respeito dos principais desafios para a mobilidade no Brasil ser sustentável e contribuir para a eliminação das emissões de carbono e outros gases contaminantes.
Para o debate, reunimos Adalberto Maluf, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Elétricos, Ana Zornig Jayme, assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, e Paulo Saldiva, coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Vinícius Picanço, professor do Insper, fizeram a mediação. A abertura institucional do debate foirealizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Ciclo de webinars: Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia
O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. Neste novo ciclo de webinars do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, intitulado Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia, e que será realizado durante o mês de maio, contaremos com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. A série é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Veja como foi o webinar:
Data: 27/05/2021
Horário: 16h00
Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da Build Your Dream (BYD), gigante chinesa de energia limpa e mobilidade elétrica, e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). É mestre em Economia Política Internacional pela USP. Antes da BYD, trabalhou na Prefeitura paulistana e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton), na parceria com a Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group), em São Paulo.
Arquiteta urbanista, mestre em governança e sustentabilidade pelo ISAE, especialista em gestão estratégica e gestão de projetos pela Fundação Getulio Vargas, e em gestão pública e liderança pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e Harvard Kennedy School. Mais de 20 anos de experiência desenvolvendo projetos para a cidade de Curitiba em diversas áreas. Ocupou diversos cargos executivos, além de atuar como membro de vários conselhos de políticas públicas. Atualmente é assessora de investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Foi membro do Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional, e integra a Rede Mulheres em Movimento - rede de lideranças em diferentes áreas da mobilidade, energia e meio ambiente, o Fórum de Economia Verde e Inovação dos Municípios C40 Cities, o Grupo de Trabalho Regional do Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator (ZEBRA) e a Rede de Lideranças e Professores do CLP, que desenvolve pessoas para se tornarem lideranças públicas na defesa de causas que fortalecem a democracia e melhoram a atuação do Estado Brasileiro.
Médico patologista. Professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. É membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciências. Atuou também como membro de comissões da OMS, da Organização Meteorológica Mundial e da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard em temas de poluição do ar e clima. Integra o Comitê Científico da Urban Health and Wellbeing Programme do International Science Council. Entre 2016 e 2020, foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.
Doutor em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU), é professor assistente no Insper, dedicando-se às áreas de Operações e Sustentabilidade. Tem um certificate em Logística e Supply Chain Management pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde atuou como pesquisador visitante. Integra o conselho do The Good Food Institute (GFI) no Brasil e é Assistant Vice-President of Chapters da System Dynamics Society.