Desafios e entraves para o desenvolvimento do transporte brasileiro

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

07/08/2018 -Desafios e entraves para o desenvolvimento do transporte brasileiro

  • Como trilhar de novo um ciclo de desenvolvimento no transporte brasileiro? A experiência ferroviária do Brasil de 1854 a 1913.

    Quais foram os impactos das ferrovias sobre a economia brasileira? Como o investimento estrangeiro em infraestrutura afetou a nossa economia? Estes e outros pontos - que impactaram o desenvolvimento do Brasil no século 19 e, em diversos aspectos, ainda impactam - são tratados pelo Professor William Summerhill no livro Order Against Progress: Government, Foreign Investment, and Railroads in Brazil, 1854-1913, que ganha versão em português com o título Trilhos do desenvolvimento: As ferrovias no crescimento da economia brasileira de 1854 – 1913.

    O evento de lançamento será no dia 7 de agosto e contará com uma apresentação especial do autor, que destacará como aplicou métodos da nova história econômica ao estudo do desenvolvimento ferroviário brasileiro para compor sua obra. Na sequência, um debate discutirá a importância da história econômica na tomada de decisão nos dias de hoje, além do futuro da ferrovia como indutora da produtividade no Brasil.

    A tradução do livro foi uma iniciativa de Guilherme Quintella, que lida com o sistema ferroviário desde a época das estatais e acredita que é preciso realizarmos uma mudança de paradigma para que as ferrovias no Brasil evoluam e gerem impactos positivos no desenvolvimento do país. A versão em português será publicada pela editora Livros de Safra.

     

    Sobre o autor

    Trilhos do desenvolvimento - Livro

    William Summerhill é professor de história, “Dr. E. Bradford Burns” Chair de estudos Latino Americanos na universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e pesquisador de história econômica brasileira. Entre suas áreas de interesse estão o setor ferroviário e de infraestrutura, dívida pública, desenvolvimento financeiro e instituições econômicas. É o autor das obras Trilhos do Desenvolvimento: as Ferrovias no Crescimento da Economia Brasileira, 1854-1913 (Livros de Safra, 2018) [publicado nos EUA como Order Against Progress: Government, Foreign Investment, and Railroads in Brazil, 1854-1913 (Stanford University Press, 2003)]; “The Development of Infrastructure,” um dos capítulos da coleção  Cambridge Economic History of Latin America (Cambridge University Press, 2006); e Inglorious Revolution: Political Institutions, Sovereign Debt, and Financial Underdevelopment in Imperial Brazil (Yale University Press, 2015).

     

    Data: 07/08/2108

    Horário: Recepção a partir das 8:30h

    Local: Sala Marcos Lopes – 2º andar - Insper

    Rua Quatá, 300, Vila Olímpia - São Paulo / SP

    Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n

     

    Programação completa:

    8h30 - Recepção

    9h - Abertura Marcos Lisboa (Insper)

    9h15 - Introdução Guilherme Quintela (Estação da Luz Participações e membro do board da União Internacional de Ferrovias)

    9h30 - apresentação William Summerhill

    10h15 - Painel 1 | Ferrovias e crescimento econômico no Brasil

    11h45 - Coffee Break

    12h15 - Painel 2 | Sistema ferroviário como indutor do crescimento no Brasil – Dilemas e perspectivas

    13h45 - Sessão de autógrafos

     

    Conheça nossos convidados:

    Nome: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Est iure, veritatis magni error mollitia ut eos dolore eligendi enim, fugiat laborum! Consequuntur eaque, sint necessitatibus numquam repellat voluptatum facere reiciendis qui voluptatem earum optio, ab adipisci doloribus obcaecati tenetur! Nulla dolores voluptatum fugit similique eius veniam vitae facilis.

     

    Evento gratuito, vagas limitadas.

     

    Inscreva-se:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

 

Realização:

 Insper

Apoio:

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco