Home/Agenda de Eventos/Desafios e oportunidades em planejamento urbano: uma reflexão final​

Webinar

No webinar Desafios e oportunidades em planejamento urbano: uma reflexão final​, que marca o fechamento do primeiro ciclo da série de webinars do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper., reunimos Águeda Muniz, Fernando Chucre, Germano Bremm​, João Domingos Azevedo​, Maria Fernandes Caldas​, Mateus de Oliveira​ e Renato Barandier​. Todos já participaram de outros webinars da séria e, agora, debateram a relação e articulação de todas as temáticas tratadas em nossos eventos, com uma reflexão conjunta sobre temas como espaço urbano, mobilidade, cidade formal e informal, finanças públicas, tecnologia, saúde e saneamento. O evento foi mediado por Camila Maleronka e Tomás Alvim.

Veja como foi o webinar:

Realização:

Informações

Data: 22/07/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

Inscrições Encerradas!

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Águeda Muniz ​

Doutora em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Finanças e Gestão Pública. Trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional e planos de governo. Compõe, desde 2013, a equipe do Prefeito Roberto Cláudio a frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA).

Camila Maleronka

Arquiteta e consultora com experiência em urbanismo e financiamento urbano. É colaboradora do Instituto Lincoln desde 2010 como coordenadora, pesquisadora e professora. Trabalha como consultora para os setores público e privado.

Fernando Chucre​

Arquiteto Urbanista. Desde janeiro de 2019 é Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de Secretário Municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017).

Germano Bremm​

Secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, especialista em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário. Na Prefeitura de Porto Alegre, também atuou na Assessoria da Secretaria do Planejamento Urbano, na Assessoria Jurídica da Secretaria de Urbanismo, e na Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral Adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente. ​

João Domingos Azevedo​

Arquiteto e Urbanista (2001) e Mestre em Desenvolvimento Urbano (2019), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Sócio Fundador da Metro Arquitetura Ltda. Desempenhou diversas funções junto ao IAB/PE, entre 2002 e 2011. Foi Conselheiro do CAU/PE entre 2012 e 2017. Desde 2015, ocupa o cargo de Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira – ICPS.

Maria Fernandes Caldas​

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Secretária de Políticas Urbanas de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de Secretária de Planejamento Urbano. Foi Diretora de Infraestrutura Urbana e Social do PAC no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Mateus de Oliveira​

Graduado em Direito pela FMU/SP (2002), cursou mestrado em Direito Urbanístico pela PUC/SP (2004), pós-graduado em Negócios Imobiliários pela FGV/SP (2007). Atuou como advogado especialista em questões urbanísticas por 16 anos. Foi conselheiro do CONPLAN por dois mandatos (2014-2016 / 2018) e professor da Pós-Graduação em Direito Imobiliário e Urbanístico do IDP.

Renato Barandier ​

Arquiteto e urbanista, com mestrado em engenharia de transportes. Participou da elaboração do Plano Diretor de Transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PDTU) e atualmente é secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói. ​

Tomas Alvim​

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao COVID-1.