Home/Agenda de Eventos/Desafios de ser um executivo de governança familiar

Ser um executivo de governança familiar traz diversos desafios além do papel de executivo. É necessário um equilíbrio entre hard e soft skills para atender às demandas dos familiares.

Neste evento, foram abordados os aspectos relacionados ao executivo de family office que se referem à identificação das necessidades da família atendida, aos desafios do dia a dia, em como agir enquanto facilitador das demandas levantadas pelos familiares, além de analisar as diferentes hard skills e soft skills necessárias para essa função.

Os participantes também contaram suas experiências e quais foram (e são) os maiores desafios de assumir uma posição como executivo de governança familiar.

Data: 31/08/2022

Local: Sala 114 - 1º andar - Prédio 2

Entrada: Rua Quatá, 200 - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Realização:

Conheça os participantes

Carlos Donzelli

Diretor-executivo da Holding do Grupo Luiza, composta por empresas que atuam nos setores de empreendimentos imobiliários, consórcio de bens e serviços, factoring, financeiro, seguradora e comércio varejista. É graduado em Administração e mestre em Gestão Empresarial pela Uni-FACEF. Tem especialização em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e INSEAD. É docente em Finanças nos cursos de graduação e pós-graduação da Uni-FACEF e ex-CFO do Magazine Luiza. Atualmente é membro do Conselho de Administração, Comitê de Estratégia, e do Comitê de Finanças e Crédito ao Consumidor da companhia, além de conselheiro da subsidiária LuizaSeg e Conselheiro Administrativo da LuizaCred. Conselheiro deliberativo na Flormel e observador no conselho na Solinftec, desde 2019. Atua em associações e empresas do terceiro setor: é conselheiro na ONG Franca Viva, na Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), desde a criação em 2014, e Instituto Brasil a Gosto. Presidente do Conselho no Franca Basquete desde 2014, e vice-presidente financeiro da Liga Nacional de Basquete (LNB) desde 2018. É também conselheiro na Associação Comercial de Franca e conselheiro consultivo na Associação Comercial de São Paulo.

Marcelo Reis

Professor da Plataforma de Empresas Familiares do Insper e Diretor do Family Office do Grupo Tavares de Melo, onde atua nas áreas de gestão de investimentos e governança familiar. Com passagens por PwC, Sodexo do Brasil e Souto Vidigal, possui mais de 15 anos de experiência no mercado de family offices. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e MBA em Finanças pelo Insper. Membro colaborador do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF), colaborador do Family Business Network (FBN) para os temas relacionados a family office e coautor do livro “Empresas Familiares e Famílias Empresárias – Governança e Planejamento Jurídico e Sucessório”

Suzana Minerbo

Diretora da Companhia ESA, family office de uma das maiores famílias empresárias brasileiras, responsável pela governança familiar e desenvolvimento da próxima geração de acionistas. Atuou por mais de 8 anos na Suzano Holding, onde era responsável pela governança familiar e pelas áreas de comunicação, relações institucionais e recursos humanos. Trabalhou em marketing na Colgate-Palmolive, incluindo 3 anos na sede da empresa em Nova Iorque. Foi professora de inglês para crianças, monitora de acampamento e atuou no 3º setor. Formada em Comunicação Social pela ESPM, tem MBA pelo Insper, certificação de Family Business Advisor pelo FFI e especialização na Kellogg School of Business, Harvard Business School, Insper, IBGC e FDC. Mãe da Leticia e da Beatriz, de 11 anos.