Home/Agenda de Eventos/O desafio da liberdade de expressão em uma sociedade aberta

Webinar

A liberdade de expressão tornou-se um tema crítico em nossas democracias. Um tema sobre o qual imaginávamos possuir grande consenso subitamente revelou-se objeto de intenso desacordo. Devemos regular as fakes news? Discursos de ódio devem ser proibidos? Qual é exatamente o limite entre a liberdade e a regulação, por parte do Estado? Qual o papel do jornalismo diante desse quadro e em face das novas tecnologias digitais? Qual a perspectiva do direito e o que a filosofia pode nos ensinar sobre este tema crucial na vida contemporânea?

O webinar O desafio da liberdade de expressão em uma sociedade abertamais um promovido pela parceria entre o Centro de Gestão de Políticas Públicas (CGPP) do Insper e o JOTA, aconteceu no dia 06/08, às 11h30, com a participação dos professores do Insper, Fernando Schüler e Pedro Burgos, e do advogado e professor da FIA-USP, Marco Sabino. A mediação foi realizada por Patrícia Blanco, presidente Instituto Palavra Aberta.

A PARCERIA — Com o objetivo de apoiar não só os tomadores de decisão, mas também a sociedade de forma geral, que se preocupa com este momento, CGPP do Insper e o JOTA firmaram parceria para promover série de webinars. O objetivo é destacar os impactos e alternativas para este momento.

“Acreditamos que o debate em torno de conteúdos relevantes poderá apoiar o Brasil a atravessar esse momento de maneira fundamentada e buscando sempre o bem-estar da sua população”, afirma André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP.

 

Informações

Data: 6/08/2020

Horário: 11h30

INSCRIÇÕES

Realização:

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Fernando Schuler

Titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta (voltada à reflexão sobre a liberdade de expressão e de imprensa), Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. É Professor em tempo integral e pesquisador no Insper. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB). Foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e Diretor da Fundação Iberê Camargo. Foi bolsista do Faculty Research Program, do International Council for Canadian Studies, em Toronto, no Canadá. E criador e curador do Projeto Fronteiras do Pensamento. Possui experiência na área de análise política, com ênfase nas áreas de políticas públicas, história e filosofia política.

Marco Sabino

Advogado, sócio de Mannrich e Vasconcelos responsável pelas áreas de Compliance, Governança, Mídia e Internet e Resolução de Conflitos. Professor Doutor da FIA na Graduação, MBAs e Mestrado Profissional. É professor de outras grandes escolas de negócios como IBMEC, Dom Cabral e FIPECAFI. Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Doutor em Direito Processual pela USP. Especialista em Processo Civil pela PUCSP, Direito Civil pela FADISP e Docência pela UAM. Foi Academic Visitor da Universidade de Oxford (2017), no Centre for Social-Legal Studies, em que estudo o direito ao esquecimento com ênfase na GDPR e na casuística. É Pesquisador do Global Freedom of Expression da Universidade de Columbia, em que auxilia na apuração e análise de decisões judiciais censórias no Brasil e América Latina. Ex-Conselheiro do CONAR. Conselheiro da ABRAL. Ex-Executivo da Rede Globo de Televisão responsável por relações com o mercado publicitário. Autor de inúmeros artigos e dos livros Judiciário e Saúde (2015) e Publicidade e Liberdade de Expressão, a Defesa do Direito de Anunciar (2019), ambos publicados pela Juruá.

Patricia Blanco

Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, foi durante três anos Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR; membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos, conselheira titular do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro do Painel de Colaboradores do Conselho Nacional de Combate à Pirataria – CNCP/MJ. É organizadora de diversos livros, entre eles, o Liberdade de Expressão e Campanhas Eleitorais 2018 e Liberdade de Expressão – Questões da Atualidade, ambos lançados em 2019.

Pedro Burgos

Coordenador do Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, é jornalista e programador. Antes de chegar ao Insper, em 2019, foi por dois anos Knight Fellow do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), onde desenvolveu um projeto de medição do impacto do jornalismo (Impacto.jor), com apoio do Google News Initiative. Além do trabalho no Insper, é atualmente conselheiro editorial do site de notícias Vortex Media, colunista da revista Época e membro do Conselho Consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York e foi pesquisador visitante na School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia. Como jornalista, passou por veículos como Superinteressante, Gazeta do Povo, Jornal do Brasil, Gizmodo Brasil, The Marshall Project, entre outros. Mais recente, como programador, desenvolveu projetos de automação do combate à desinformação para a agência de checagem Aos Fatos e o First Draft (EUA). É autor do livro Conecte-se ao Que Importa – Manual da Vida Digital Saudável (2014).