Home/Agenda de Eventos/Defensivos agrícolas: mitos e fatos

Webinar

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de alimentos, sendo portanto coerente que seja também um dos maiores consumidores de produtos fitossanitários. Tais produtos são necessários para manter a sanidade das lavouras, propiciar maior produtividade e assim contribuir para a produção de alimentos em condições satisfatórias de quantidade e qualidade.

Por outro lado, tal utilização desperta grande inquietação em relação à saúde da população e ao equilibro ambiental. A potencial presença de resíduos desses produtos em alimentos, águas e no ambiente em geral, bem como a possibilidade de desenvolvimento de resistência aos defensivos, faz desse tema um dos mais polêmicos da atualidade no agronegócio.

Para conduzir um debate qualificado a partir de experiências acumuladas e evidências científicas em questões como riscos e segurança, necessidade de uso, regulamentação, fiscalização e inovações, entre outros, o Insper Agro Global e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) reuniram Christian Lohbauer, presidente executivo da Crop Life Brasil, associação que reúne organizações de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de insumos agrícolas, Flavio A. D. Zambrone, presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia (IBtox), Rodrigo R. Soares, professor titular da Cátedra Fundação Lemann no Insper e Luiz Cláudio Meirelles, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 19/08/2021

Horário: 18h00

INSCRIÇÕES

Realização:

   

Apoiadores:

 

Conheça os participantes

Christian Lohbauer

Presidente executivo da Crop Life Brasil, diretor do Cosag/Fiesp e do Gacint/IRI/USP. Foi candidato à Vice-Presidência da República (Novo), vice-presidente de Assuntos Corporativos da Bayer e ocupou cargos executivos na CitrusBR e Abef. É doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

Flavio A. D. Zambrone

Presidente do Instituto Brasileiro de Toxicologia (IBtox) e diretor presidente da Planitox. Especialista em toxicologia pela Universidade de Paris-Sorbone e Doutor em Medicina e Saúde Pública pela UNICAMP, onde foi professor na Faculdade de Medicina por 25 anos.

Julia Dias Leite

Presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Atua há 20 anos na área de Relações Internacionais. Foi secretária executiva do Conselho Empresarial Brasil China. É fellow do Inter-American Dialogue e Presidente do Conselho de Administração da Piemonte Holding.

Luiz Cláudio Meirelles

Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (CESTEH-ENSP) da Fiocruz. Atuou como assessor nos Ministérios da Saúde e do Meio-Ambiente e Ministério Público. Foi gestor na gerência geral de toxicologia da Anvisa. É engenheiro agrônomo e mestre em Engenharia de Produção.

Marcos S. Jank

Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global. Membro do Conselho Consultivo Internacional do Cebri.

Rodrigo R. Soares

Professor titular da Cátedra Fundação Lemann no Insper. Foi professor na Columbia University, EESP-FGV, PUC-Rio, University of Maryland e Harvard School of Public Health. Foco de pesquisa em desenvolvimento econômico, saúde, demografia, trabalho e crime. É economista (UFMG) com doutorado pela Universidade de Chicago.