Home/Agenda de Eventos/Dados espaciais para análise política: eleições de 2016 nos EUA e Brasil

Webinar

Neste webinar exploramos os resultados das Eleições de 2016 por meio de ferramentas de análise espacial. Mapas e análises com base no território permitem maior clareza em análises sobre resultados de eleições presidenciais, como no caso norte-americano. Também citamos casos mais localizados, como na votação de vereadores da Cidade de São Paulo.

O webinar Dados espaciais para análise política: eleições de 2016 nos EUA e Brasil, que foi conduzido inteiramente em inglês, mais um promovido pela parceria entre o Centro de Gestão de Políticas Públicas (CGPP) do Insper e o JOTA, aconteceu no dia 30/10, às 11h. O evento contou com a participação de Marcelo Marchesini da Costa, Coordenador do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper, e Matthew C. Ingram, Professor da University at Albany.

A PARCERIA — Com o objetivo de apoiar não só os tomadores de decisão, mas também a sociedade de forma geral, que se preocupa com este momento, CGPP do Insper e o JOTA firmaram parceria para promover série de webinars. O objetivo é destacar os impactos e alternativas para este momento.

“Acreditamos que o debate em torno de conteúdos relevantes poderá apoiar o Brasil a atravessar esse momento de maneira fundamentada e buscando sempre o bem-estar da sua população”, afirma André Luiz Marques, coordenador executivo do CGPP.

Data: 30/10/2020

Realização:

Conheça os participantes

Marcelo Marchesini da Costa

PhD em Administração Pública e Política pela University at Albany (State University of New York). Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (2008). Formado em Administração Pública na FGV-EAESP (2003). Atualmente, é professor assistente e coordenador do Programa Avançado em Gestão Pública no Insper e ministra disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-graduação.

Matthew C. Ingram

Professor in the Department of Political Science at the Rockefeller College of Public Affairs and Policy at the University at Albany, State University of New York (UAlbany). His research examines law, politics, violence, and methods, with a main geographic focus on Latin America. The centerpiece of the research thus far is a single-author book, Crafting Courts in New Democracies: The Politics of Subnational Judicial Reform in Brazil and Mexico (Cambridge University Press, 2016). Additional academic work includes articles in several peer-reviewed journals, an edited volume on justice reform in Latin America (Beyond High Courts: The Justice Complex in Latin America, co-edited with Diana Kapiszewski), chapters in multiple edited volumes, and policy papers and research reports for think tanks and institutes. He holds a B.A. from Pomona College (1993), and both a law degree (J.D. 2006) and a Ph.D. in political science (2009) from the University of New Mexico, and was a postdoctoral fellow at the Center for U.S.-Mexican Studies at the University of California, San Diego (2009-2010), and the Kellogg Institute for International Studies at the University of Notre Dame (2011-2012). He was born and raised in Mexico and speaks English, Spanish and Portuguese.