Home/Agenda de Eventos/COVID-19 nas prisões: decisões do TJSP em Habeas Corpus

Webinar

O impacto da COVID-19 é especialmente relevante sobre o sistema prisional. De acordo com estudos, pessoas em privação de liberdade não só tem mais chances de contrair a doença que pessoas fora dos presídios, mas também tem menos acesso a serviços de saúde, alimentação e condições de higiene para prevenção ou tratamento.

No quarto webinar da série Direito e Pesquisa: o Desafio da COVID-19, reunimos Maíra Machado, professora da Direito FGV e Natalia Pires de Vasconcelos, professora do Insper, que discutiram pesquisa em andamento sobre as decisões em Habeas Corpus em razão da covid-19 no Estado de São Paulo. O webinar foi mediado pelo professor do Insper, Diego Werneck Arguelhes.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 11/06/2020

Horário: 15h30

INSCRIÇÕES

11/06/2020 - Webinar: COVID-19 nas prisões: decisões do TJSP em Habeas Corpus

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Maíra Rocha Machado professora da Direito FGV

Professora Associada na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO SP). Pós-doutora pela Cátedra Canadense de Pesquisa em Tradições Jurídicas e Racionalidade Penal da Universidade de Ottawa (2009-2010). Doutora em Filosofia e Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo (2003). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1997). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Barcelona (2000-2003) e desde 2004 é professora em tempo integral e dedicação exclusiva na DIREITOGV. Tem experiência na atividade de docência e pesquisa em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, criminologia, internacionalização do direito, cooperação internacional e criminalidade econômica.

Natalia Pires de Vasconcelos professora do Insper

Professora em tempo integral e em dedicação exclusiva no Insper, onde integra o núcleo docente responsável pelo projeto do curso de Graduação em Direito. Doutora e Mestre em Direito Constitucional e bacharel em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Obteve seu LL.M junto à Faculdade de Direito de Yale, onde é atualmente Senior Research Fellow junto ao Solomon Center for Health Law and Policy. Foi Fox International Fellow junto ao MacMillan Center for International and Area Studies e Student Fellow junto ao Global Health Justice Partnership, ambos também na Universidade de Yale. Tem se dedicado especialmente ao estudo dos temas: judicialização de políticas públicas, direito sanitário, saúde pública, direitos sociais e pesquisa empírica em direito.

Diego Werneck Arguelhes

É Doutor em Direito pela Yale University, EUA, e Bacharel e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Antes de se juntar ao corpo docente do Insper, foi Professor Assistente (2006-2011) e Professor Adjunto (2011-2019) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – RJ (FGV DIREITO RIO). É membro da rede SELA – Seminário en Latinoamérica de Teoría Constitucional y Política e co-diretor do Capítulo Brasileiro da International Society of Public Law (ICON-S). Desenvolve pesquisas nas áreas de direito constitucional comparado, separação de poderes, desenho de instituições judiciais, comportamento judicial e mudança constitucional.